Mais
    Início Cidades Cidade participa do 1° Encontro das Regiões Turísticas da RMS em Iperó

    Cidade participa do 1° Encontro das Regiões Turísticas da RMS em Iperó

    Evento objetivou integração, planejamento e fortalecimento do turismo

    Programação reuniu palestras e apresentações (Foto: Angela Domingues)
    Da redação

    Neste dia 6, a prefeitura da estância turística de Tatuí participou do 1º Encontro das Regiões Turísticas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó.

    O evento reuniu gestores públicos, representantes de conselhos municipais de turismo (Comturs), interlocutores das regiões turísticas, lideranças regionais, empresários, profissionais do setor e instituições parceiras em um encontro de integração, planejamento e fortalecimento do turismo regional no estado de São Paulo.

    Representando o município, estiveram o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima, e o turismólogo municipal Jean Vinicios Sebastião.

    Promovido no âmbito do Movimento Lider RMS 2040, integrante do programa Territórios Empreendedores do Sebrae-SP, o encontro teve como objetivo “ampliar o diálogo entre os municípios da RMS, fortalecer a regionalização do turismo e incentivar a construção coletiva de estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor turístico”.

    A abertura oficial reuniu autoridades e lideranças regionais da Aprecesp, Amitesp, ICMBio, Setur, Senar e Senac. Durante o período da manhã, os participantes acompanharam palestras técnicas e “inspiradoras”, iniciando com Luisa Lopes, do ICMBio, que apresentou o tema “Flona de Ipanema – Conectando Territórios, Políticas Públicas e Turismo Sustentável”, destacando a importância das unidades de conservação como indutoras do turismo sustentável e do desenvolvimento regional.

    Na sequência, o presidente do Sistema Faesp/Senar, Tirso de Salles Meirelles, abordou o potencial do turismo rural e das atividades ligadas ao desenvolvimento do interior paulista.

    Representando a Setur, Elaine Papoy apresentou as diretrizes da regionalização do turismo no estado de São Paulo, reforçando a importância da atuação integrada entre os municípios.

    Encerrando a programação técnica da manhã, Andressa Remualdo Camilo Martins, do Senac Itapetininga, teve como tema a importância da roteirização e da formatação de produtos turísticos como estratégias para ampliar a competitividade dos destinos.

    No período da tarde, as regiões turísticas da RMS apresentaram suas ações, características e potencialidades, com foco nas regiões: “História & Aventuras”; “Raízes do Interior Paulista”; “Roteiro dos Bandeirantes”; e ‘Veredas da Mata Atlântica”.

    O evento reforçou que “o turismo regional, além de promover destinos, fortalece a identidade cultural, valoriza patrimônios naturais e históricos, gera emprego, renda e oportunidades para toda a população”.

    “A realização do encontro demonstra o comprometimento das lideranças da Região Metropolitana de Sorocaba em construir um turismo cada vez mais forte, integrado e inovador, consolidando a região como um importante polo turístico do estado de São Paulo”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura de Tatuí.

    Dando continuidade às ações do eixo “Turismo do Movimento RMS 2040”, já estão confirmados os próximos eventos regionais a serem realizados no mês de junho, na Universidade de Sorocaba (Uniso), integrando a programação do evento Mobi.

    No dia 12 de junho, será realizado o 3º Fórum de Turismo da Região Metropolitana de Sorocaba, das 8h30 às 17h, reunindo gestores públicos, lideranças regionais, profissionais do setor, instituições e representantes do “trade” turístico para debates, palestras e apresentação de boas práticas voltadas ao fortalecimento do turismo.

    Também será realizada a Feira de Turismo da Região Metropolitana de Sorocaba, com espaços dedicados à divulgação dos municípios, regiões turísticas, produtos, experiências e potencialidades da RMS. O evento acontecerá nos dias 12 de junho, das 8h às 22h, e 13 de junho, das 8h às 16h.