Cidade ganha primeiro circuito de ‘cross country’ com área de 5,4 km

'Trilha do Sorvete' é uma das pistas integrantes do circuito a ser inaugurado na manhã deste sábado

Andar de bicicleta vai ficar mais prazeroso para os praticantes de mountain bike do município e região. Na manhã deste sábado, 22, a cidade ganha seu primeiro circuito “cross country”. O espaço está localizado dentro do Centro Hípico de Tatuí e é batizado de C3 Castanheiro. A inauguração será realizada pela manhã.

O evento terá a presença do ciclista Marcio Ravelli, considerado celebridade do mountain bike brasileiro. A programação tem início com café da manhã servido para os atletas cadastrados no site www.c3castanheiro.com.br.

A inauguração, no entanto, tem entrada franca e sequência, com a cerimônia programada para as 8h45, quando acontecerá, também, o lançamento do Eco Biker 2017. Às 9h, haverá saída dos ciclistas, acompanhados de monitores.

Com 5,4 quilômetros de extensão, o circuito C3 Castanheiro ocupa uma área de mais de 45 hectares na propriedade do Centro Hípico Tatuí. Ele consiste numa pista construída para a prática da chamada “bicicleta com montanha” e também de corrida rústica, conhecida como prova “trail running”.

​A pista é composta por piso “bastante diversificado”. O trajeto inclui estradas de cascalho e trilhas com grama, pedras e terra batida e vários pontos de “single track” (modalidade que promove a integração entre o atleta e a natureza).

Essa diversidade torna o espaço, conforme os idealizadores, “muito divertido e, ao mesmo tempo desafiador”. Isso porque, o circuito exige muita técnica e força dos atletas que buscam percorrer 130 metros de subidas acumuladas.

O circuito é mantido por voluntários e com doações de colaboradores. Contribuições de materiais, ferramentas e, principalmente, mão de obra são bem-vindas. Quem quiser contribuir, deve acessar o site do circuito e procurar pelo botão de contato, no endereço citado anteriormente. O uso do espaço é gratuito.

O C3 Castanheiro é “consequência” de um desejo dos ciclistas Fabrício Fernandes e Rodrigo Camargo. Participantes de provas da modalidade, ambos queriam que Tatuí pudesse, também, abrigar competições semelhantes.

Com apoio de Edson Xavier, da Trivela Eventos, eles deram vida ao 1º Eco Biker, realizado no dia 4 de dezembro de 2016. A competição aconteceu no Centro Hípico Tatuí, empreendimento que disponibilizou a estrutura para a competição.

Na ocasião, a disputa atraiu 300 atletas de mais de 40 cidades. Por conta da participação, os envolvidos iniciaram planejamento para dar continuidade ao evento. Começaram, então, a desenhar o circuito, que conta com diversos trechos.

Ele inclui a “Trilha do Brejo”, batizada posteriormente de “Trilha do Sorveteiro”; “Trilha Interlagos”; “Trilha do Caolho”, a “Jiboia”; e a “Luminosinha”.

Os espaços serão “visitados” por Ravelli, natural de Itu e conhecido entre os amigos por “Beregué”. Ele começou a pedalar em 1978, quando ganhou dos pais uma bicicleta aro 16. Aos 8 anos, Ravelli já participava de competições.