Tatuí se prepara para receber um “megaevento” contra abuso e exploração sexual infantil. A iniciativa acontece nesta quarta-feira, 18, com atividades na Praça da Matriz e no Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”.
O projeto nasceu de engajamento da nova turma e de formandas do curso PLP (Promotoras Legais Populares), coordenado na cidade por Heloísa Saliba e Borges.
Ele acontece por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado na mesma data.
“Pela primeira vez, nós conseguimos reunir todo mundo (equipes da Saúde, Educação, assistência social, esporte e cultura) numa única ação”, comemorou Heloísa.
A ação acontece 16 dias depois de encontro realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Centro. Na ocasião, representantes de movimentos e entidades civis, assistentes sociais, gestores municipais e membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do Conselho Tutelar se reuniram para discussão da temática e de ações.
Eles propuseram a criação de um fluxograma de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A proposta da mobilização é conscientizar pais e familiares sobre como proceder com denúncias, além de estabelecer uma rede de atendimento para garantir suporte às vítimas.
Na Matriz, a programação tem início às 9h e segue até às 17h. Lá, a organização realizará campanha de conscientização voltada a cidadãos que passarem pelo local. No Nebam, serão ministradas duas palestras, com início a partir das 18h.
A primeira ficará a cargo do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcelo Nalesso Salmaso. A segunda será proferida por Lucilia Grando, psicóloga do Cras Centro. “Os temas serão sobre violência e a respeito dos sinais que a criança ou o adolescente mostram quando sofrem abusos”, citou Heloísa.
De acordo com ela, o trabalho de mobilização continuará sendo realizado no município até o fim do mês. A partir de amanhã, o grupo iniciará palestras junto às escolas e UBSs (unidades básicas de saúde) para tratar do assunto.
“Vamos fazer uma ação bem maciça, com apoio do Conselho Tutelar e de todo mundo que lida com criança e adolescente. Nós conseguimos 10 mil cartilhas de uma ONG que serão trabalhadas nas escolas”, comentou a coordenadora.
Os materiais abordam abuso e violência infantil e também crimes cometidos via internet.
Também durante esta quarta, a CCR SPVias promove edição especial do “Acorda Motorista”. Por conta do dia nacional, a concessionária, em parceria com o Instituto CCR e a Childhood Brasil, realiza o programa “Na Mão Certa”.
Serão entregues panfletos e funcionários da concessionária conversarão com todos os motoristas que passarem pelo quilômetro 134,7, da rodovia Castello Branco (SP-280), em Tatuí. Além dessa ação, a SPVias divulgará mensagens sobre o tema nos painéis eletrônicos e distribuirá panfletos aos usuários.