Ciclistas de Tatuí­ iniciam etapa de disputas com Trip Trail Adventure





Divulgação

Atletas disputaram competição em categorias distintas de mountain bike

 

Disputa realizada na cidade de São Roque, no fim do mês passado, marcou o início de etapa de competições para um grupo de ciclistas de Tatuí. Os atletas estão dispostos a completar circuito de eventos da categoria mountain bike.

Pelo menos quatro deles ocuparam lugar de destaque na prova “Trip Trail Adventure – Inter 2015”, realizada no dia 24 de maio. A competição teve largada e chegada no Ski Mountain Park, reunindo ciclistas de várias partes do país.

O casal Tatiane Miranda Moura Garcia, de 26 anos, e Willian Antonio Garcia, de 29, participou da disputa representando Tatuí. Os dois estiveram acompanhados de Djeine Altéia, que competiu com Rodrigo Oliveira, e de Bruno Henrique. Os cinco praticam mountain bike, modalidade de velocidade e destreza feita com bicicleta adaptada para andar em terrenos irregulares.

A competição em São Roque marcou o retorno de Willian ao esporte. Ele disputou provas pelo município entre os anos de 2002 a 2004. “Cheguei a ganhar vários campeonatos, mas parei depois de tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), porque troquei de meio de transporte”, comentou o atleta.

Willian voltou a pedalar por incentivo da esposa em janeiro deste ano. Tatiane contou que conheceu o esporte por meio de um grupo chamado “Irmãos de Trilha”. “Comecei a pedalar para incentivar ele (Willian) a andar de novo. Treinamos tanto que fomos para São Roque”, adicionou a esportista.

A participação em São Roque representou a segunda disputa do casal desde que eles iniciaram as atividades. Os dois pretendem, a partir da experiência, seguir circuito de competição. Para ganhar condicionamento físico, Tatiane e Willian começaram a andar de bicicleta pelas ruas da cidade nos fins de semana.

Com o tempo, eles juntaram as terças e quintas-feiras aos sábados e domingos. A competidora explica que os treinos durante a semana são no perímetro urbano e, aos sábados e domingos, acontecem em pontos mais distantes, fora de Tatuí.

Por conta do ritmo, o casal só tem as segundas e as sextas-feiras de folga. Entretanto, além do compromisso do dia a dia, tem que superar obstáculos urbanos. Tatiane disse que a maior dificuldade para os adeptos é o trânsito e não a falta de uma ciclovia.

Aliás, o grupo só utiliza a faixa preferencial que está sendo implantada pela Prefeitura no Jardim Santa Rita de Cássia quando tem que ir para um ponto mais distante. O motivo é que, para acessar o dispositivo, é necessário cruzar a cidade e passar por um dos pontos de mais trânsito: a rua Teófilo Andrade Gama.

Ao todo, o grupo de ciclistas que integra o “Irmãos de Trilha” é composto por 180 pessoas. O número inclui ciclistas do “Irmãs de Trilha” (versão feminina) e deve aumentar, com o “Irmãos de Trilha Kids”, voltado ao público infantil, e o “Irmãos de Trilha da Terceira Idade”, destinado à participação de idosos.

Em São Roque, Tatiane e Willian pedalaram por 30 quilômetros. Ela cruzou a linha de chegada, na categoria feminina, em 4o lugar. Ele, na masculina, ficou em 10o lugar. Henrique, que competiu nos 25 quilômetros, terminou o percurso na 5a colocação. Djeine e Oliveira completaram a prova.

Para participar da competição, o grupo precisou arcar com os custos do transporte dos equipamentos (as bicicletas, capacetes, tornozeleiras, entre outros) e das inscrições. Para as próximas, os ciclistas esperam contar com apoio de patrocinadores. Todos estão abertos à colaboração, pelo telefone 99767-1162.

Willian explicou que o grupo busca apoio para o pagamento das taxas de inscrição. Conforme ele, como as competições fazem parte de um circuito e valem pontos que são cumulativos para o ranking final, o custo torna-se inviável.

“Nós não temos condições de pagar as inscrições e ainda arcar com os valores do transporte e alimentação. Então, se alguém puder nos ajudar com as inscrições já nos facilita”, comentou ele que pretende, neste mês, ir a Ibiúna.