Após ter a estreia adiada por causa das chuvas que causaram transtornos à cidade no fim de semana passado, o tradicional Campeonato “José de Campos”, conhecido como “Zé Leiteiro”, inaugura a décima edição hoje, domingo, 17, no campo da Associação Atlética Az de Ouro, no bairro Tanquinho. O atual vice-campeão, o São Martinho, enfrenta o time Associados Clube de Campo, em partida que será realizada às 10h.
O próximo jogo da competição acontece no domingo seguinte, 24, quando o “Zé Leiteiro” terá rodada dupla. O Unidos de São Cristóvão enfrenta o Santa Cruz, às 9h, e, logo em seguida, às 10h, o Az de Ouro enfrenta o XI de Agosto. Os times Nova União, Sexta Máster e Pé na Cova completam a lista de participantes.
A competição é acontece na categoria superveteraníssima, destinada a jogadores com idade superior a 50 anos. O formato do campeonato é de dupla eliminatória, no qual os times perdedores têm uma segunda chance de se classificarem.
O time campeão e o vice recebem troféus e medalhas. Os melhores jogadores da competição são premiados. A previsão para o término do campeonato é em meados de abril.
No ano passado, o XI de Agosto se sagrou campeão, com vitória por 3 a 0 sobre o time do São Martinho “A”. A Égua Vermelha terminou a competição quase invicta. De todos os jogos disputados no campeonato, a equipe só perdeu para o São Martinho “A”, justamente o adversário da final, nos pênaltis, por 7 a 6. No tempo regulamentar, os times empataram em 4 a 4.
O campeonato de 2015 durou cerca de dois meses, de janeiro a março. Participaram da competição oito times: Nova União, Jardins, São Martinho “A” e “B”, Frente Negra, TG Engov, XI de Agosto, XI Sexta Máster.
O campeonato abre o calendário esportivo de Tatuí e conta com a promoção de Cesário Mota Filho, Cesário Tatu. O evento é realizado anualmente e presta homenagem a José de Campos, sendo idealizado em uma reunião de amigos.
Os jogos começaram como distração, mas, ao longo dos anos, foram crescendo e atraindo novos times. Com o aumento da procura de participantes, José de Campos autorizou Cesário Tatu a realizar os jogos na chácara dele (o atual campo do Az de Ouro).