Da redação
Neste sábado, às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), da prefeitura de Tatuí, acontece a exibição do curta-metragem “O Cisne, Minha Mãe e Eu” e a apresentação do solo “Plasticus Dei”, ambos produzidos pelo grupo “Pró-posição”. A entrada é gratuita e tem classificação livre.
Dirigido por Guilherme Telli e Andréia Nhur, o curta retrata a história do passado e do presente de uma mãe e filha, Janice e Andreia, “em uma atmosfera autobiográfica e memorial”. “As duas dançam juntas, em um conflito de imagens bucólicas de paisagens em ruínas e as luzes, linóleo e teatralidade do palco italiano”, conforme divulgado pela produção.
“A menção ao cisne se dá em virtude de uma carta, que a mãe – um dos nomes mais importantes da dança paulista – recebeu de uma professora russa, com instruções de como dançar a coreografia russa ‘A Morte do Cisne’, de 1905”, seguem os organizadores.
Já “Plasticus Dei” é uma obra híbrida de dança, música e performance, desenvolvida pela artista Andréia Nhur, com colaboração do coreógrafo de Moçambique Horácio Macuacuá, da artista-produtora Paola Bertolini e da coreógrafa e musicista Janice Vieira.
“O espetáculo apresenta um corpo em colapso entre a repetição ritualística e o uso poético de objetos descartáveis de consumo, reunindo cantos religiosos, respirações, ruídos, vocalizações, gestos, imagens, sons percussivos e fluxos exaustivos de movimento”, contextualiza Janice.
“Plasticus Dei” foi realizado com o apoio do Edital ProAc (Programa de Ação Cultural), do estado de São Paulo. Já o curta-metragem foi produzido com recursos do edital ProAc Expresso, da Lei Aldir Blanc.
O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, Jardim Santa Helena.
O grupo “Pró-posição” foi fundado em 1973 por Janice e Denilto Gomes, em Sorocaba. Em 2007, foi reativado, por meio de uma série de trabalhos autobiográficos de Janice e Andreia, que lhes rendeu diversos prêmios.
Além disso, desde a reativação, oito trabalhos inéditos foram produzidos pelo grupo, como solos, duos, conferências e parcerias, que foram apresentados no Brasil e em diversos países do mundo, como Argentina, Bolívia e Bélgica.