![](https://oprogressodetatui.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Trioupe-Site-696x465.jpg)
Da redação
No dia 21, às 13h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes de Tatuí, será palco da apresentação do TRiOupe, um projeto musical que “resgata e revitaliza” a sonoridade dos séculos 16 e 17.
Formado pelos músicos Dagma Eid (alaúde e guitarra barroca), Karine Franklin (canto) e Lucas Assis (percussão), o TRiOupe se inspira nas trupes medievais e renascentistas, grupos itinerantes que reuniam músicos, poetas e atores.
Com instrumentos históricos e uma abordagem contemporânea, o trio propõe “uma experiência imersiva, transportando o público para uma época em que a oralidade e a improvisação eram elementos fundamentais da música”, conforme anunciado.
“A proposta do projeto musical vai além da performance artística: busca promover o acesso à cultura, proporcionando ao público o contato com instrumentos históricos e repertórios que influenciaram a música popular contemporânea”, segue a divulgação.
“O TRiOupe pretende revigorar e disseminar a música renascentista e barroca, tornando-a acessível para diferentes públicos por meio de apresentações gratuitas em espaços culturais”, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.
O repertório do grupo é baseado na tese de doutorado de sua integrante Dagma Eid, concluída em 2024 com o tema “Alfabeto musical, tablaturas mistas e a técnica do rasqueado: apropriações do toque flamenco na reconstrução da música para guitarra barroca”.
A pesquisa sistematizou técnicas de guitarra flamenca aplicadas ao rasqueado, “enriquecendo a interpretação da música antiga”. Para complementar essa abordagem, instrumentos de percussão foram incorporados às apresentações, “remetendo à forte influência da música popular espanhola no período”.
Contemplada pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do governo federal e da prefeitura de Tatuí, a apresentação do TRiOupe tem entrada gratuita no CEU das Artes, que está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena.