
Da redação
A cidade é palco de programação gratuita de teatro entre esta sexta-feira, 16, e segunda-feira, 19, a partir da Cia. do Trailler – Teatro em Movimento, grupo de São José dos Campos (SP), que traz sua arte itinerante para o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires, o CEU das Artes de Tatuí.
As atividades integram o projeto “Cia. do Trailler – 21 Anos em Movimento”, contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e governo federal, com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura de Tatuí.
A programação inclui quatro espetáculos teatrais, sendo três com tradução simultânea em Libras, além de uma oficina gratuita voltada ao público em geral, com o tema “Teatro e Educação”.
A programação tem início na sexta-feira, às 20h, com a apresentação do espetáculo “A Ponte – Memórias de um Grito Suspenso”. A peça é inspirada na história dos ambientalistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, levando à cena memórias e lutas de defensores da floresta amazônica em uma narrativa que entrelaça passado, presente e futuro.
Neste sábado, 17, às 10h, é realizada a oficina “Teatro e Educação”, que propõe reflexões e práticas sobre o uso do teatro como ferramenta pedagógica e social.
No mesmo dia, às 18h, o público pode assistir ao espetáculo “Ópera Febril”, indicado ao Prêmio Shell 2024 na categoria Destaque Nacional.
A peça é baseada em arquivos históricos sobre a antiga Tecelagem Parahyba, importante indústria de São José dos Campos, e trata, “de forma sensível e contundente, a precarização do trabalho e a luta por direitos ao longo das décadas”, informa a sinopse.
A programação segue no domingo, 18, às 18h, com a apresentação de “Experimento Desterro.doc”, um documentário cênico que aborda o período sanatorial de São José dos Campos.
“A peça constrói um diálogo entre memória e presente, com os próprios atores assumindo o papel de sujeitos históricos em cena”, indica a produção.
Encerrando a temporada em Tatuí, na segunda-feira, 19, às 9h30, será apresentado o espetáculo infantil “Sputnik II e Outras Histórias Caninas”, voltado para crianças a partir de cinco anos.
A montagem reúne três histórias de cachorrinhas (Laika, Enola e Billulaine) e, “com leveza e criatividade, aborda temas profundos como a morte, o afeto e a memória, em uma linguagem acessível e lúdica”, conta a sinopse.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público. O CEU das Artes fica localizado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, Santa Helena.