Centro vai ganhar 30 novas vagas rápidas

Rua Coronel Aureliano de Camargo foi uma das primeiras a receber o estacionamento de curta duração

Secretário anuncia estacionamento rotativo gratuito em quadras da região central


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana vai expandir, em abril, o funcionamento do estacionamento de curta duração e implantará vagas gratuitas rotativas com permanência máxima de uma hora. A novidade foi divulgada a O Progresso pelo secretário José Roberto Xavier da Silva.

De acordo com o titular da pasta, o DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana), órgão subordinado à secretaria, pretende implantar as duas modalidades de vagas em quadrilátero compreendido pelas ruas 7 de Maio, Coronel Lúcio Seabra, Santa Cruz e Capitão Lisboa.

As vagas de curta duração, que permitem o estacionamento por até 30 minutos, estão em funcionamento desde a primeira semana deste mês em três quarteirões, na rua Dr. Prudente de Moraes e Coronel Aureliano de Camargo. A fiscalização e autuação têm início no dia 3 de abril.

“A princípio, vamos focar as autuações com base nos veículos que estão com o pisca alerta ligado. Quanto ao período de tempo, vamos dar uma tolerância maior e começaremos a fiscalizar numa segunda fase da implantação”, informou.

A segunda fase se refere à implantação do rotativo gratuito. Nele, será permitida a parada do veículo por até uma hora. Um monitor fiscalizará os pontos de estacionamento e as autuações ficarão a cargo das equipes do DMMU e da GCM.

Caso o motorista exceda o tempo permitido, tanto na vaga de curta duração quanto no rotativo, será multado em R$ 195,23. A infração é considerada grave e “rende” cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“Queremos que as pessoas tenham sensibilidade e permaneçam dentro da lei. O objetivo dessas mudanças é que todos tenham espaço para estacionar em local público e que haja rotatividade, permitindo um fluxo maior de veículos nos estacionamentos”, destacou.

De acordo com o secretário, as vagas rotativas de uma hora de duração foram um pedido da ACE (Associação Comercial e Empresarial). Alguns comerciantes consideraram que os estacionamentos de 30 minutos atendiam apenas parte do público que frequenta a região central.

“Isso permitirá que todos sejam beneficiados, tanto os funcionários quanto os consumidores. Dentro do quadrilátero central, também teremos as vagas livres, nas quais os comerciários e moradores podem estacionar sem restrição de tempo”, explicou.

Extraoficialmente, o DMMU e a secretaria trabalham com a possibilidade de estenderem as vagas de curta duração para três quarteirões da rua 11 de Agosto. A implantação adicionaria mais 30 vagas ao sistema, que já conta com 30.

Na rua 11 de Agosto, as vagas atenderiam, principalmente, o público que faz uso de cinco bancos da região: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú e HSBC.

“Todos os usuários serão beneficiados. Aquela região da rua 11 de Agosto precisa de rotatividade maior, pois muitas pessoas param ali para resolverem coisas rápidas, como usar banco, ir a lotéricas, pagar contas em lojas. Quem necessitar de tempo maior pode usar outras vias para estacionar”, afirmou.

O sistema rotativo gratuito, com duração de uma hora, deve ser instalado nas vias transversais à rua 11 de Agosto. No início, seriam beneficiados dois quarteirões da rua Coronel Lúcio Seabra e outras duas quadras da rua Cônego Demétrio, ou da Capitão Lisboa. Os locais serão confirmados em reunião entre o DMMU e a secretaria.

O secretário Xavier pediu ao departamento um levantamento do número de vagas disponíveis no quadrilátero central. Com o relatório, ele se reunirá com representantes da ACE para discutir os locais onde poderão ser implantadas as vagas de curta duração e as de uma hora.

“Vamos ter um percentual de mais ou menos 50% das vagas nos sistemas regulamentados. Para mim, 150 vagas suprem a necessidade da região central. Isso tudo queremos discutir com comerciantes, até mesmo porque não queremos prejudicar ninguém nessas mudanças” ressaltou.

Para Xavier, devem ser “poupadas” as ruas onde predominam imóveis residenciais, para que não haja prejuízo aos moradores do centro da cidade. Nesses locais, que ficam nas extremidades do quadrilátero traçado pelo DDMU, o estacionamento será livre.

Transição no DMMU

O ex-policial militar rodoviário Yustrich Azevedo assumirá a direção do DMMU. Azevedo era responsável pelas áreas de educação, fiscalização e sinalização de trânsito do órgão municipal.

De acordo com o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o DMMU está passando por um processo de transição. Xavier está se desligando do departamento para assumir a vaga deixada pelo ex-titular José Alexandre Garcia Andreucci. O DMMU ainda não tem substituto para o cargo que era ocupado pelo novo diretor.