Centro Hípico de Tatuí recebe exposições de cavalos árabes

Eventos são gratuitos e acontecem a partir desta quinta-feira

Prova de “halter” durante exposição de cavalos árabes da ABCCA (foto: André Shiwa)
Da redação

Entre os dias 3 e 6, quinta-feira a domingo, o Centro Hípico de Tatuí (SP) é palco de três exposições dentro do calendário do cavalo árabe no Brasil: a Brazilian Breeders’ Cup 2022, a Internacional do Cavalo Árabe 2022 e a Copa Brasil 2022. A entrada é gratuita e a premiação, de R$ 170 mil.

Organizadas pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), as exposições devem reunir mais de 170 animais da raça, que entram em pista para disputar duas modalidades.

Uma delas é a “halter”, na qual devem ser mostrados no cabresto, parados, ao passo e ao trote. Os juízes analisam individualmente e comparativamente ao grupo de cavalos em julgamento, procurando sempre o mais próximo ao ideal da raça.

A outra modalidade é a performance, dividida por estilos de montaria e também segmentadas pelas modalidades: júnior, sênior, expositor, proprietário, iniciantes e categoria aberta, bem como por intervalos de idade do cavaleiro. A depender da modalidade, pode haver alterações nos tipos de indumentária, embocaduras e arreios.

Na sexta-feira, 4, abrindo a programação, são realizadas as provas de halter válidas pela Brazilian Breeders’ Cup, na qual somente criadores, que ao mesmo tempo também são proprietários, podem participar. De acordo com a organização, é o prêmio mais “cobiçado”, uma vez que elege o melhor programa de criação do momento.

“Como parte da programação da Brazilian Breeders’ Cup 2022, também há a Stallion Cup, uma premiação anual que visa estimular a divulgação da produção dos reprodutores utilizados no Brasil e no exterior, através do julgamento de seus produtos”, relata a equipe organizadora.

Além da Brazilian Breeders’ Cup 2022, nos dias 5 e 6, sábado e domingo, acontecem as disputas de outras duas exposições do cavalo árabe, entre as quais, a Internacional, que inclui provas de performance e halter.

Já na Copa Brasil, há disputas apenas de halter, que, segundo os organizadores, são as últimas de 2022, que somam pontos para o ranking melhores do ano da ABCCA.

A classificação final dos melhores criadores, expositores e animais será definida após o resultado das disputas, tanto da Internacional do Cavalo Árabe quanto da Copa Brasil.

“Vale destacar que, na Copa Brasil, a ABCCA irá distribuir R$ 60 mil para os três melhores animais de cada Campeonato do Ranking 2022”, acrescentaram os organizadores.

Para a avaliação dos animais nas provas de halter, a ABCCA selecionou os jurados: Antonia Bautista, da Espanha; Bruce McCrea e Jerzy George Zbyszewski, ambos dos Estados Unidos; Majed Abdullah Al Mehyawi, da Arábia Saudita; e, por último, Luiz Álvaro M. Rocco, do Brasil.

Durante a programação, acontecerão dois leilões: no dia 4, sexta-feira, o Zaya Embrion Selection e, no dia 5, sábado, o Rach Classic.