As obras do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) de Tatuí, em construção no Jardim Lucila, devem ser retomadas nos próximos dias. Conforme anunciado pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, uma portaria assinada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, permitirá a retomada das obras, paralisadas desde dezembro do ano passado.
A prefeitura deu início à construção do complexo esportivo em janeiro de 2018, com convênio do governo federal, por meio do Ministério do Esporte, contudo, um ato do ex-presidente Michel Temer, “congelou” – no último mês de governo – os recursos enviados para várias obras em todo o país, incluindo o CIE.
O centro de esportes, que fica em área ao lado da Escola Estadual “Fernando Guedes de Moraes”, foi orçado em R$ 3.067.113,22, contemplando a construção de um ginásio coberto, quadra esportiva descoberta e área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público), em uma construção de 3.500 m².
Em entrevista a O Progresso, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, explicou que, com o documento assinado pelo ex-presidente, um recurso de aproximadamente R$ 1,9 milhão – que já estava destinado à construção do CEI – ficou retido na Caixa Econômica Federal.
Desde então, o Departamento Municipal de Esportes, o setor de convênios do Poder Executivo e o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo – atual assessor parlamentar do deputado federal Samuel Moreira – estavam em contato com o governo federal buscando reaver a liberação do recurso.
Segundo o secretário, o ex-prefeito esteve em Brasília, no Distrito Federal, por duas vezes para tratar do assunto. Na última visita, dia 13 de junho, ele e Sinisgalli foram recebidos na Secretaria Especial de Esportes, no Ministério da Cidadania.
“Levamos todo o diagnóstico atual da situação, com fotos, porcentagem concluída, relatórios do departamento de convênio e mostramos que a prefeitura estava executando o serviço e que a obra não estava parada. A ajuda do Gonzaga e do deputado Samuel Moreira foi essencial para conquistar de volta o recurso”, disse Sinisgalli.
Para o secretário, a visita ao Ministério da Cidadania colaborou para que o recurso fosse liberado. “Estávamos correndo atrás disso desde o ano passado, mas, a partir da nossa visita, foi feita a análise da obra e recebemos a resposta com a liberação do uso da nossa verba”, ressaltou.
Conforme o secretário, até o final do ano passado, a empreiteira vencedora da licitação da obra do CIE havia concluído mais de 50% do complexo esportivo.
Sinisgalli não deu prazo para o reinicio das obras, mas garantiu que a empreiteira está aguardando os procedimentos de liberação internos da Caixa Econômica Federal para dar andamento.
“Não fomos pedir mais verba para terminar a obra, fomos pedir autorização para utilizar o recurso que já estava depositado e destinado para a construção do nosso completo esportivo, então, acredito que deve começar logo”.
“Esta semana fizemos uma reunião com a empresa e estamos apenas esperando a liberação da CEF para dar continuidade”, afirmou o secretário.
Sinisgalli argumentou que, após a conclusão das obras, o CIE deve ser o principal centro de treinamento dos atletas de “alto rendimento” que representam Tatuí em competições regionais e estaduais.
“Ali, vamos fazer o treinamento de equipes de futsal, vôlei, basquete e outras modalidades. Vai ser a primeira quadra de tamanho oficial de Tatuí, e, se a gente for ver, depois de Sorocaba, vamos ser a única cidade da região a ter uma quadra oficial no tamanho 40 por 20. Então, vamos ganhar muito”, completou.
Ainda segundo o secretário, a intenção do Departamento de Esportes é sediar, no CIE, o treinamento das escolinhas de base. Atualmente, esse trabalho junto aos atletas da cidade acontece no ginásio do Nebam “Ayrton Senna da Silva” e na quadra de alguns clubes que sedem espaço ao departamento.
“O espaço vai atender as equipes, as escolinhas de base que vão poder usar a quadra durante o dia todo. Além disso, vai servir para a comunidade, já que teremos uma quadra externa que a gente vai deixar para utilização da população”, concluiu o secretário.
Comentários estão fechados.