Centro de Esportes deve abrir em outubro

1022
Complexo esportivo possuirá quadra poliesportiva ao lado de ginásio
Da reportagem

O CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) deve ser inaugurado no início do mês de outubro. A afirmação foi dada, nesta semana, pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, a O Progresso.

O titular da pasta realizou visita técnica à construção do CIE, que fica em área ao lado da Escola Estadual “Fernando Guedes de Moraes”, no Jardim Lucila, na tarde de quarta-feira, 9.

O centro de esportes foi orçado em R$ 3.067.113,22, contemplando a construção de um ginásio coberto, quadra esportiva descoberta e área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público), em uma construção de 3.500 m².

A prefeitura deu início à construção do complexo esportivo em janeiro de 2018, a partir de convênio com o governo federal, por meio do Ministério do Esporte.

Contudo, no mês de dezembro do mesmo ano, um ato do ex-presidente Michel Temer “congelou” os recursos enviados a várias obras em todo o país, incluindo o CIE.

Posteriormente, conforme anunciado pela prefeitura, portaria assinada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, permitiu a retomada das obras no Jardim Lucila, no início de outubro do ano passado.

As obras do ginásio coberto do CIE – o primeiro no município com medidas oficiais, de 40 por 20 metros –, segundo Sinisgalli, estão concluídas. O secretário informou já terem sido feitas as sete camadas de piso da quadra.

Ele indicou que, na tarde de quarta-feira, foram iniciadas a pintura e as demarcações das linhas da quadra. A estimativa é de que a pintura da quara seja finalizada na próxima terça-feira, 15. Na sequência, as paredes do ginásio receberão a segunda demão de tinta e estará pronta.

Conforme Sinisgalli, o piso superior do ginásio – local em que será instalada uma academia – já conta com os pisos emborrachados e os “janelões” instalados. O passo seguinte será concluir a ligação hidráulica e elétrica do ambiente interno, além da colocação de vidros nas salas e banheiros e pisos intertravados na entrada do ginásio.

Na área externa, estão sendo finalizadas as canaletas para escoamento da água de todo o complexo esportivo. Já a quadra poliesportiva externa – paralela ao ginásio -, de acordo com o secretário municipal, já atingiu 98% e, em breve, será concluída.

A quadra externa já recebeu a pintura, os postes de iluminação e as grades no entorno. Segundo Sinisgalli, restam somente a instalação das cestas de basquetes e alguns detalhes.

“Estamos nos detalhes finais. Pretendemos inaugurar o complexo em outubro. Ainda não há uma data definida, mas gostaríamos que a entrega fosse realizada no início do mês”, reforçou.

Utilização

Sinisgalli ressaltou novamente a intenção de o CIE se tornar a “casa” das escolinhas de base do DME (Departamento Municipal de Esporte) e das seleções municipais, masculinas e femininas, nas modalidades de futsal, basquete e vôlei.

Ele informou que, durante a semana passada, participou de reunião com o diretor municipal de esportes, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, professores e coordenadores do DME, para definir a equipe de trabalho do centro de esportes.

A inauguração do complexo, segundo o titular, “será um ganho ao município”. O local permitirá que o DME possa contar com equipes de base de futsal. A intenção é formar times masculinos nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, e femininos, a partir da sub-12, de acordo com a demanda.

“Até então, havia somente parcerias com alguns clubes, contudo, a prefeitura não tinha a própria escolinha de base de futsal, tanto o masculino, como o feminino”, revelou.

As inscrições deverão ser iniciadas logo após a entrega do CIE. “Acreditamos que, apesar do espaço inaugurado, não conseguiremos iniciar as aulas em outubro. Porém, temos a intenção de já iniciarmos as inscrições”, indicou.

A quadra interna deverá ser utilizada somente para treinos e jogos das escolinhas de base do DME e das seleções municipais. “Pretendemos que as nossas seleções que disputam campeonatos, como os Jogos Regionais e Abertos, ‘mandem’ algumas partidas ou amistosos na nova quadra”, apontou.

Já a quadra externa poderá ser disponibilizada aos moradores do Jardim Lucila e bairros próximos e às equipes que queiram treinar no CIE. Segundo Sinisgalli, há a possibilidade de divisão de modalidades por dia para que a população também possa utilizar o novo equipamento esportivo.

“Tudo será supervisionado, os interessados poderão utilizar o espaço mediante agendamento. Já aos fins de semana, pretendemos deixar um horário livre para a população aproveitar o espaço de lazer, participando do esporte na quadra externa”, declarou.

Contudo, Sinisgalli acentuou que os treinamentos individuais e, posteriormente, coletivos serão iniciados somente após o governo estadual liberar a realização de atividades esportivas no município.

“Estamos fazendo as reuniões para definirmos as modalidades e horários no CIE. Entretanto, aguardamos a liberação pelo ‘Plano SP’ para sabermos quando realmente poderemos ‘entrar em quadra’”, finalizou Sinisgalli.