Centro de Equoterapia de Tatuí terá tratamento para pessoas com câncer

Atualmente, há 16 vagas para crianças com deficiência na equoterapia (Foto: AC Prefeitura)
Da reportagem

A prefeitura, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro Hípico de Tatuí (CHT), realizou nesta quarta-feira, 1º, no Centro de Equoterapia de Tatuí, um evento para anunciar a ampliação da oferta dos serviços de reabilitação no município.

Entre as novidades, está a ampliação do tratamento para atendimentos de pacientes oncológicos do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer.
Desde outubro de 2024, o local já disponibiliza equoterapia 100% gratuita para crianças em tratamento terapêutico no Centro Integrado de Reabilitação (CIR), todas pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos últimos seis meses, inclusive, dobrou o número de atendimentos e, agora, o serviço também será estendido aos pacientes oncológicos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, que esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, e do vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu.

Também estiveram presentes na cerimônia os vereadores Vade Manoel Ferreira (Republicanos), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD) e Luiz Ricardo Trevisano (Solidariedade); a gerente do Centro Hípico de Tatuí, Cristina Granato; a diretora estratégica do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer, Michele de Fátima Tavares Ramos; e a médica veterinária voluntária do Centro de Equoterapia da prefeitura, Carolina Ribeiro.

A diretora do CIR e do Departamento da Pessoa com Deficiência, Renata Cristina Vieira, falou sobre os avanços conquistados pelo projeto desde o dia 28 de março de 2025.
Entre eles, estão a aquisição de mais um cavalo, selas adaptadas, capacetes de segurança, equipamentos terapêuticos, brinquedos educativos, materiais esportivos, melhoria na acessibilidade, implantação de um jardim e de uma horta sensoriais, revitalização do espaço e a formação de parcerias com instituições e empresas locais.

De acordo com Renata, as crianças chegam ao local em uma van adaptada, da prefeitura, fazem 25 minutos “solo” com um fisioterapeuta e, depois, vão para a pista montar o cavalo por mais 25 minutos. “Nós falamos de 25 minutos, mas vai no tempo deles (as crianças), o quanto eles aguentam”, complementa a diretora.

“Cada passo que o cavalo dá manda para o corpo humano mais de 2.000 estímulos. Quando a criança monta no cavalo, o batimento cardíaco já se conecta com o do cavalo. Realmente, é muito mágico esse trabalho; acontece uma sintonia muito grande”, observou.

“Nós temos o relato de uma mãe cuja filha é uma criança autista, e nenhum medicamento conseguiu desacelerar e controlar tanto a criança quanto o cavalo tem feito”, contou.

Em pronunciamento, a presidente do Fundo Social comentou sobre o planejamento e o trabalho da gestão municipal para garantir a qualidade do serviço.

“Tudo foi feito com organização e cuidado. As equipes foram capacitadas e o espaço recebeu toda a estrutura necessária para que a equoterapia aconteça da melhor forma. Nada é feito sozinho, esse é um projeto coletivo e, por isso, temos dado as mãos para avançar ainda mais”, afirmou.

A primeira-dama também contou que, agora, estão sendo pleiteadas algumas parcerias para a aquisição de mais uma van adaptada, “porque a gente tem todas as ferramentas para acontecer a terapia. Então, a gente está tentando alguns recursos para que isso melhore ainda mais”.

O vice-prefeito parabenizou o trabalho do chefe do Executivo e da primeira-dama. “Como sempre falo, é um prefeito que trabalha para as pessoas que mais precisam e que tem os olhos voltados para essas pessoas aqui no nosso município”, disse. Abreu também agradeceu a equipe multidisciplinar que trabalha na equoterapia.

Já o prefeito agradeceu aos parceiros e funcionários do projeto. “Nós comentamos que algumas profissões não dependem apenas do financeiro, dependem também do amor e carinho que você tem dentro do coração. O amor hoje se encontra escasso e as pessoas que têm essa determinação são pessoas diferenciadas”, complementou.

O chefe do Executivo também comentou que, quando escolheu Renata para tomar conta do Departamento da Pessoa com Deficiência, foi questionado por ela ser professora de educação física.

“O professor de educação física é um ser diferente. Eu fui muito questionado por isso, que o diploma é claro que é importante, mas o que está aqui dentro (do coração) é muito maior, é muito mais”, citou.

“Não adianta apenas a teoria. Se você não tiver determinação para arregaçar as mangas e ‘amassar o barro’, não adianta nada. E essas duas (Renata e Michele) têm mostrado isso. É fora de horário, é fora da função que é determinada”, acentuou.
Cardoso Júnior também declarou: “Nosso maior prazer é ver tantas pessoas sendo beneficiadas. A partir de agora, a equoterapia passa a atender também os pacientes do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí”.

“Em breve, queremos criar uma ONG para ampliar a participação da sociedade civil e, futuramente, oferecer um espaço de acompanhamento psicológico para os pais das crianças atendidas”, acrescentou.

O prefeito opinou que precisa ser adicionada a participação da comunidade no projeto. “Nessa ONG que a gente falou que pretendemos criar, nós precisamos ter a participação das pessoas, porque muitas vezes o agente político entra e ‘acaba com tudo’, só porque era do outro, e nós não vamos deixar isso acontecer”, disse.

“A gente está trabalhando hoje por uma cidade melhor, e já fechando todas essas brechas, já pensando nas arestas que vão ficar”, declarou. O prefeito explicou que uma associação com pelo menos dois anos de CNPJ pode buscar emendas com deputados para financiar o projeto.

Cardoso Júnior também contou que algumas pessoas têm descoberto o projeto e estão dispostas a ajudar. “Nós tivemos aqui uma feijoada, e tenho certeza de que a sociedade pode colaborar, e a gente vai chegar muito longe nesse sentido”, comentou.

O chefe do Executivo ainda parabenizou os vereadores presentes pela colaboração nas demandas do município. “A assinatura de vocês lá, mesmo sem, às vezes, falar na tribuna, mas o posicionamento de vocês lá tem feito com que essa cidade tenha progredido”, disse.

Posteriormente, Cardoso Júnior comentou ser preciso documentar a realização da equoterapia para as pessoas com câncer antes que ela possa iniciar. “Precisa ser feito um termo, sendo mais um desafio do nosso jurídico, onde a Michele tem que ter uma autorização de todos os médicos que acompanham os pacientes, e eles autorizarem a terapia”, contou.

O prefeito também “desafiou” os presentes a encontrar uma cidade que tenha uma equoterapia municipal, “e agora também voltada à pessoa com câncer”. “É o novo tempo, a gente só vai caminhar”, garantiu.

À reportagem de O Progresso de Tatuí, o prefeito explicou que, para funcionar a parceria com o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer, será feita uma triagem com os pacientes já cadastrados.

“A nossa coordenadora vê as pessoas que hoje estão fazendo o tratamento e têm a possibilidade de vir pra cá, têm mais autonomia, não têm nenhum problema crítico, não têm nenhum problema de mobilidade, e aí pede uma autorização do médico, que acompanha e começa a fazer parte aqui também”, contou.

“Daí, transportamos para cá e começamos a acompanhar, ter o contato com os animais, e, começando assim, a gente vai aprendendo o que dá para fazer”, complementou.

Cardoso Júnior também explicou que a ampliação não afeta as vagas já existentes para as crianças com deficiência. “É outro tipo de trabalho. Agora, vai sentar a coordenadora do espaço com a Michele e os terapeutas para decidir o tipo de trabalho que iremos fazer”, explicou.

“Hoje, temos 16 crianças, mas esse número tem aumentado, porque a gente tá capacitando pessoas, treinando os cavalos, pois nós começamos com um e, hoje, já temos três”, citou.

“Só que precisamos de pessoas capacitadas. Isso demora um tempo, demora muito cuidado, porque é um público muito especial. Mas, a gente, devagar, vai chegando lá”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui