Cento e doze jovens dão suas opiniões em praças públicas

 

O Departamento Municipal de Juventude e um grupo de voluntários ouviram um total de 112 jovens em pesquisa. Denominado de “A Juventude Indica o Caminho”, o levantamento teve como objetivo conhecer o público que frequenta as praças da região central, principalmente nos fins de semana.

As equipes conversaram com jovens que frequentam as praças Martinho Guedes (Praça da Santa), Paulo Setúbal (Praça do Museu), Praça da Matriz e Cesário Mota (Praça do Junqueira). Segundo informou o departamento em nota à imprensa, os ouvidos “puderam expor opiniões, interesses e objetivos”. Também contribuíram com críticas e sugestões acerca do ambiente público.

De acordo com o diretor do departamento, Gustavo Grando, por meio do levantamento, o setor pôde “traçar o perfil da juventude, as necessidades e quais medidas terão impacto no público”.

“Com o tratamento das informações, foi possível notar o nível de desemprego e a necessidade da implantação de projetos que visem à qualificação do jovem para que o mesmo tenha maiores chances de ser inserido no mercado de trabalho”, declarou, por meio de nota à imprensa.

Com base nas necessidades, o departamento deu início a trabalho para a concretização de projeto de qualificação. A ação deve acontecer em parceria com a Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”), via captação de recursos.

Outro ponto identificado na pesquisa foi a falta de entretenimento para os jovens que frequentam as praças. Diante disso, segundo Grando, o departamento já começou a trabalhar no projeto “Praça da Juventude”. Ele tem como meta levar lazer, música e esportes para as praças centrais.

“Estamos estudando, também, a possibilidade de realizar festivais de dublagens nessas praças, com o intuito de proporcionar, nelas, um ambiente familiar. Além, claro, de shows de hip-hop e outros estilos musicais”, destacou.

“Através de reuniões realizadas e do contato direto com voluntários e a juventude no geral, o departamento tem avançado no sentido de conhecer o real cenário dessa população e estipular as medidas que contribuirão para o desenvolvimento deste público”, encerrou.