Centenas de eleitores fazem fila em cartório para realizar transferências





Na quarta-feira, 4, último dia para a transferência do título eleitoral, centenas de pessoas lotaram o 140º Cartório Eleitoral. Na fila, que chegou a dobrar a esquina, estavam moradores de Tatuí e de outras seis cidades atendidas pelo órgão.

A atualização do endereço para mudança de local de votação é necessária para os eleitores que queiram votar nas cidades nas quais estão morando atualmente. Além da transferência, a quarta-feira foi também o último dia para fazer o primeiro cadastro eleitoral para jovens com intenção de votar no pleito deste ano.

Morando há oito anos em Tatuí, no Jardim Santa Rita de Cássia, a vendedora autônoma Luciana Antunes Damasceno, 35, resolveu trocar o domicílio eleitoral neste ano. Das quatro eleições realizadas no período, três tiveram a ausência justificada.

“Só estava justificando, faz oito anos que vim para cá. Só teve uma eleição que fui votar lá (em Itaquaquecetuba), acho que foi uma eleição de presidente”, contou.

Luciana justifica o comparecimento no último dia por falta de tempo. “Acabei deixando para a última hora. Eu vim ontem (na terça-feira, dia 3) aqui, para o centro da cidade, fiquei sabendo que tinha muita gente e acabei nem vindo”.

O universitário Gabriel Melo de Paula Silva, 25, compareceu ao Cartório Eleitoral para transferir o título. Ele votava em Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. Morando há um ano e cinco meses em Cesário Lange, o estudante de artes cênicas teve dificuldades em agendar horário para realizar a transferência.

“No Rio, quando você vai para a zona eleitoral é só levar os documentos que eles trocam na hora. Aqui, a gente precisa agendar. Acabei indo para a faculdade e não conseguindo o agendamento”, afirmou.

O estudante achou diferente o método usado pelos cartórios paulistas que atendem mediante agendamento. Na última semana da transferência, entretanto, o método antigo foi adotado, por ordem de chegada.

“Se tivesse um cartório lá (em Cesário Lange) nos ajudaria, com certeza. Para fazer algum serviço eleitoral a gente precisa vir para Tatuí, como transferir título. Eu vim de carro, de carona”, reclamou.

A dona de casa Fabiana Belini Miranda, 34, também se deslocou de Cesário Lange a Tatuí para trocar de domicílio eleitoral. Morando na cidade vizinha há três meses, ela desconhecia que poderia ter agendado o atendimento e ter evitado filas.

“Nossa, a fila está horrível. Deveria ter mais funcionários para atender a gente. Nem sabia que poderia fazer agendamento, acabei vindo hoje”, contou.

A dona de casa disse que iria justificar o voto, porém mudou de ideia depois que um amigo decidiu sair candidato a vereador. A eleitora considera valer a pena o sacrifício da fila para dar o voto de confiança ao conhecido.

O cartório que atende a 140ª Zona Eleitoral não liberou dados referentes ao número de atendimentos nos últimos dias de transferência de título, entretanto, de acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), os cartórios de todo o Estado atenderam mais de 110 mil no último dia para o alistamento eleitoral.

Nos últimos dez dias, a procura nas unidades foi de 650 mil atendimentos, número superior ao de 2014, quando houve 440 mil atendimentos. Em 2012, o número foi maior: 760 mil.

Quem não transferiu o domicílio eleitoral deve votar na cidade onde está cadastrado ou então justificar a ausência às eleições. O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia do pleito pode informar a ausência em qualquer posto de justificativa. A eleição deste ano, que elegerá novos prefeitos e vereadores, acontecerá no domingo 2 de outubro.

Após o prazo de fechamento do cadastro eleitoral, os cartórios trabalham com serviços reduzidos. Os eleitores podem requerer a certidão de quitação eleitoral e consultas de situação eleitoral, número de título de eleitor e de local de votação, além de solicitação de segunda via. Transferências e novos títulos só são possíveis após pleito.

O Cartório Eleitoral de Tatuí fica à rua Juvenal de Campos, 327, no centro. O telefone para informações é o 3259-7598.