Cel. Wagner oficializa disputa ao Executivo neste sábado na CM

Cel Wagner, pré-candidato a prefeito pelo Progressistas (Foto: Divulgação)
Da reportagem

Neste sábado, 5, a partir das 10h, a Câmara Municipal sedia a convenção dos partidos PSB (Partido Socialista Brasileiro), Democratas, PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) e Progressistas.

A convenção suprapartidária reunirá os filiados dos partidos para a formação da coligação da chapa majoritária que tem como pré-candidato a prefeito Wagner Rodrigues (Coronel Wagner, do Progressistas) e Nilto José Alves (Bispo Nilto, do PRTB) como vice-prefeito.

Também serão escolhidos os pré-candidatos a vereadores pelos respectivos partidos. Para a cerimônia, foram convidados deputados dos partidos coligados. Os organizadores destacaram que todos os cuidados sanitários para a ocasião serão respeitados.

Após a confirmação das pré-candidaturas, os políticos aguardarão os partidos legitimarem o registro perante o TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O período de convenções partidárias começou no dia 31 de agosto e encerra-se no dia 16 de setembro.

Também neste período podem ser formadas coligações – apenas para o cargo majoritário (prefeito), já que estão proibidas as coligações proporcionais.  O pleito ocorrerá no dia 15 de novembro.

Para a eleição a vereador, a Justiça Eleitoral proibiu as coligações. Cada partido terá que lançar uma chapa. Em Tatuí, cada um pode ter até 26 nomes. Destes, oito têm de ser do sexo feminino. Da mesma forma, 30% do dinheiro do partido também têm de ser destinados às candidatas.

As datas foram definidas pela emenda constitucional 107/2020, que alterou o calendário eleitoral. A novidade deste ano é que as convenções poderão ser feitas por meio virtual, como medida de prevenção ao novo coronavírus.

A resolução 23.609/2019, no artigo 6o, estabelece que a ata da convenção e a lista dos presentes serão digitadas no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), e até o dia seguinte ao da realização da convenção o arquivo gerado pelo sistema deverá ser transmitido, via internet, à Justiça Eleitoral.

Comments are closed.