Considerado um dos melhores violonistas da atualidade, o italiano Aniello Desiderio fará apresentação com entrada gratuita no Conservatório de Tatuí nesta semana. O recital está programado para esta quarta-feira, 6, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, com coordenação de Edson Lopes, professor de violão clássico da instituição.
A apresentação começará com “Suite Española”, obra de Gaspar Sanz que será executada em nove movimentos, incluindo “Españoletas”, uma das músicas mais conhecidas do compositor renascentista nascido em 1640. Na sequência, o italiano executará obras de outros quatros compositores espanhóis de diferentes épocas.
O repertório é composto por composições de Isaac Albéniz (1860-1909) com “Capricho Catalán, op. 165”; Miguel Llobet (1878- 1938), autor de “El Testament D’Amèlia”, “Canço del Lladre” e “El noi de la mare”; de Antonio Ruiz-Pipó (1934-1997), a peça “Canción y Danza Nº 1”; e de Dionisio Aguado (1784-1849), “Fandango”.
Outros dois compositores espanhóis, Manuel de Falla (1876-1946) e Joaquin Rodrigo (1901-1999), aparecem no programa do recital. O primeiro com a música “Omaggio a Debussy”, e o segundo, com “Invocación y Danza”.
Para finalizar, um compatriota do violonista, Carlo Domeniconi, autor de “Koyunbaba op. 19”.
De acordo com a assessoria de comunicação do Conservatório, a apresentação de Desiderio em Tatuí é resultado da participação de Edson Lopes no 25º Koblenz International Guitar Festival (Festival Internacional de Violão de Koblenz), realizado na Alemanha entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2017.
Assim como em 2016, o professor brasileiro participou do evento como jurado e fez uma apresentação solo. Na primeira participação, os organizadores do festival pediram a Lopes que organizasse apresentação da violonista chinesa Liying Zhu em Tatuí. Liying venceu a edição 2015 do festival.
A premiação da musicista chinesa incluía duas performances no Brasil. “Essas apresentações aconteceram em 2016 e eles (os organizadores) ficaram tão satisfeitos com o local e a receptividade que resolveram fazer uma parceria com o Conservatório para repetir as apresentações nos anos seguintes”, explicou o professor em nota.
Como o Festival de Koblenz não teve vencedores em 2016, na edição deste ano, a apresentação no Conservatório de Tatuí ficará por conta de um dos destaques do evento, Aniello Desiderio. “É um dos melhores violonistas da atualidade e a apresentação dele aqui em Tatuí é um grande privilégio”, comentou Lopes.
Nascido em Nápoles, Desiderio fez a primeira apresentação aos 8 anos, sendo considerado um prodígio pelos críticos que o assistiram. Em 1992, graduou-se com honras no Conservatório de Música de Alessandria.
Acumula 18 prêmios internacionais e nacionais de música, tendo atuado como solista em alguns dos teatros mais importantes do mundo, incluindo países da Europa, América, Ásia e África.
Com os irmãos Gennaro e Gaetano, criou o grupo Passione Napoletana, executando uma música dedicada à cidade de Nápoles: “Serenate, Tanghi, Danze, Canzoni e Tarantelle Napoletane”.
Em 2009, realizou o projeto “Quartetto Furioso”, também com a participação dos irmãos. Atualmente, é professor da Universidade de Música de Potenza (Itália).