Da redação
Na quarta-feira, 31, às 20h30, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe a maestrina Wassi Carneiro e a pianista Mariana Virgilli para um concerto no Teatro “Procópio Ferreira”.
O programa tem obras de Edgar Girtain, Clara Weick Schumann e a “5ª Sinfonia” de Beethoven. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pela plataforma virtual INTI, ou pessoalmente na bilheteria do teatro, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h, na rua São Bento, 415, centro.
O público poderá acompanhar a obra “Cuatro Postres” (“Quatro Sobremesas”, em português), do compositor norte-americano e radicado no Chile Edgar Girtain, com a regência da maestrina Wassi Carneiro.
Como explica o musicólogo Giovanni Baldini, a obra traz peças que representam quatro “saborosas guloseimas”.
Na sequência, o programa traz “Concerto para piano op. 7 em lá menor”, com solo de piano de Mariana Virgilli. A obra foi composta por Clara Wieck, quando ela tinha apenas 13 anos. “É um impressionante exemplo de como a fresca inspiração pode juntar-se com uma escrita absolutamente madura”, destacou Emmanuele Baldini.
O repertório finaliza com uma das obras de Ludvig van Beethoven: a “Sinfonia nº 5 em dó menor op. 67”, sob regência de Baldini.
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem cerca de 60 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos bolsistas “uma ampla experiência do repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho”.
Já recebeu regentes convidados consagrados, como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Também convidou solistas renomados, como Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuele Baldini, entre muitos outros.
Baldini é spalla (nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra) da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto de Cordas da Osesp.