CCR SPVias realiza ação de “Ponto Cego” em Tatuí

Caminhões e carretas serão adesivados para evitar acidentes pela falta de visibilidade

Caminhões serão adesivados durante a ação em Tatuí (Foto: Divulgação CCR SPVias)
Diléa Silva

A CCR SPVias realiza nesta quarta-feira, 29, ação de segurança, com adesivação das áreas definidas como “Ponto Cego” nos veículos pesados como caminhões e carretas, na rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127).

De acordo com a concessionária, os pontos cegos são áreas que escapam da visibilidade do motorista, pois os espelhos não conseguem captar determinadas áreas ao redor do veículo.

A ação será realizada, das 7h30 às 10h30, no Auto Posto Trevo, localizado quilômetro 113, norte, em Tatuí, com objetivo de evitar acidentes pela falta de visibilidade dos veículos pesados em relação aos condutores de veículos menores como motos, auto de passeio e bicicletas.

Os caminhoneiros que passarem pelo local da ação terão os veículos adesivados, deixando em evidência os principais pontos em que não há visibilidade pelos retrovisores dos caminhões.

Além disso, os condutores serão convidados a participarem de dinâmicas que objetivam promover a conscientização e empatia no trânsito. Uma das situações, por exemplo, traz a percepção de fragilidade dos condutores de veículos menores, como motocicletas e auto de passeio em relação a carretas e caminhões.

Motoristas de auto de passeio e motociclistas também poderão participar da ação, adentrando no interior de um veículo pesado e observando os pontos em que os motoristas de caminhões e carretas não possuem visão do entorno. Dessa forma, cada um poderá conhecer à realidade do outro, trazendo mais conscientização sobre comportamentos seguros.

“É fundamental que todos os públicos que transitam pelas vias, sejam urbanas ou estradas de longa distância, conheçam as limitações de cada tipo de transporte. Conhecendo a realidade do outro, nos tornamos mais empáticos e conscientes para uma conduta mais segura no trânsito”, reforça o Gerente de Operações Vinicius Antonioli da CCR SPVias.