Da redação
Com o objetivo de criar “soluções relevantes” para os usuários do sudoeste paulista, a CCR SPVias destacou, durante a semana do Dia da Inovação, celebrado na segunda-feira da semana passada, 19, duas iniciativas aplicadas nos trechos de concessão.
Uma delas é recente e foi executada durante as obras de conservação da ponte Carvalho Pinto, localizada na rodovia João Mellão (SP-255), em Avaré. Os serviços no local foram preventivos, por tratar-sede uma obra de engenharia com mais de 60 anos.
Segundo a assessoria da concessionária, em obras desse porte, seria necessário interditar totalmente a ponte, mas, para a execução, foi concebida uma metodologia “diferenciada e inovadora” para minimizar os impactos à sociedade, que ultrapassa os 350 mil habitantes na região e mais de 7.000 motoristas que trafegam diariamente pelo trecho.
Conforme Fábio Trindade, analista de engenharia rodoviária da CCR Engelog, a execução da obra foi planejada com o auxílio de um modelo tridimensional, que possibilitou prever todas as etapas de forma “dinâmica e objetiva”.
Para reestabelecer o funcionamento da ponte, foi necessário substituir cinco vigas da superestrutura.
“Para isso, foram utilizados diversos equipamentos, entre eles, uma treliça metálica especial de 37 metros, içada por macaco hidráulico tipo ‘Strand-Jack’ (macaco de cordão usado para levantar cargas muito pesadas)”, informou o analista.
De acordo com Trindade, a conservação especial realizada na ponte Carvalho Pinto teve diversas complexidades operacionais.
“Houve necessidade de realizar procedimentos em terra firme e em plataformas sobre a água. Por isso, a escolha da balsa, pois sem ela seria necessário interditar a pista de tráfego para transportar materiais e ferramentas. Então, foi essencial termos esse apoio fluvial”, afirmou.
Outra inovação apontada pela CCR SPVias é o painel de sinalização.É um equipamento de orientação luminoso sem fio, utilizado principalmente nos atendimentos a veículos pesados. Essa oportunidade, de ampliar a sinalização já existente, foi percebida em junho de 2015.
Segundo a assessoria, após essa data, como não havia equipamentos similares no mercado, foram elaborados projetos, pesquisa de fornecedores, estudo de ocorrências e consulta aos colaboradores operacionais para confecção de protótipo e, posteriormente, do painel definitivo.
De acordo com o gestor de atendimento da CCR SPVias, Carlos Costa, o painel, que visa melhorar a sinalização da traseira dos veículos em atendimento quando parados, também pode ser utilizado em ocorrências diversas.
“Ele tem fácil manuseio e possui as funções de sinalização luminosas, com LEDs e os strobos (lâmpada estroboscópica). Com esses recursos, é um aliado importante na remoção, guinchamento de caminhões, principalmente à noite. Com ele, evitamos acidentes, com os motoristas que trafegam nas rodovias e com nossos colaboradores”, aponta o gestor.
Ainda de acordo com a assessoria, as duas iniciativas são “apenas exemplos de uma cultura que a CCR SPVias pratica nas unidades de trabalho”.
“Tecnologia de ponta, treinamentos e bons profissionais têm sido, há 20 anos, o combustível para o desenvolvimento das regiões onde a concessionária atua”, concluiu a assessoria.