Da redação
A CCR SPVias, em parceria com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), estima que, aproximadamente, 80 mil veículos trafeguem por suas rodovias em função do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, neste dia 12.
De acordo com a CCR SPVias, aproveitando também que é celebrado o Dia das Crianças, a concessionária reforça ações de segurança no trânsito com foco no uso do cinto e da cadeirinha.
De acordo com a legislação brasileira, até os dez anos de idade, as crianças devem ser transportadas no banco traseiro do veículo, usando cinto de segurança. E, até os sete anos e meio, precisam usar um dispositivo de retenção veicular, como o “bebê-conforto”, cadeirinha e assento de elevação.
Segundo a pesquisa da ONG Criança Segura Brasil, ligada à Safe Kids Worldwide, esses dispositivos, quando usados e instalados corretamente, reduzem em até 71% a chance de morte de uma criança em caso de acidente de trânsito.
A CCR SPVias afirmou que está atuando com as equipes de atendimento pré-hospitalar e de operação nos postos de abastecimento ao longo das rodovias administradas por ela, abordando motoristas sobre o uso do cinto de segurança e demais dispositivos para crianças.
Equipes de atendimento pré-hospitalar da CCR realizam, juntamente com a maternidade da Santa Casa de Tatuí, uma roda de conversa com auxiliares, técnicos e enfermeiros que atuam no hospital para orientá-los sobre a importância dos dispositivos para bebês e crianças.
As mães e familiares dos recém-nascidos também são orientados pela equipe de APH da concessionária.
“O momento da alta hospitalar é muito oportuno para conscientizar a família sobre a importância do bebê conforto. Muitas famílias desconhecem a maneira correta de instalação. Em muitas maternidades, esse item já faz parte do ‘checklist’ obrigatório para saída do bebê do hospital”, afirmou a coordenadora de atendimento pré-hospitalar da CCR SPVias, Joelma Teixeira de Oliveira.
A concessionária frisa que a frota de veículos dela está em operação para inspecionar o tráfego e prestar socorro médico e mecânico, que pode ser solicitado através do 0800-703-5030, gratuitamente, 24 horas por dia.