Da redação
A CCR SPVias, por meio do Instituto CCR, está realizando diversas ações de conscientização para funcionárias a respeito da prevenção do câncer de mama, como parte da campanha Outubro Rosa.
De acordo com a assessoria de comunicação da concessionária, os homens também são convidados a participar da campanha, “reforçando o papel no enfrentamento desse tipo de doença na família, além de ser multiplicador de conhecimento sobre a prevenção de doenças junto à mulher”.
Em parceria com o Instituto Protea, será promovida uma live com especialistas técnicos, “para uma importante conversa com os colaboradores sobre o tema central do Outubro Rosa: a prevenção ao câncer de mama – o mais letal desta patologia entre as mulheres no Brasil”.
Segundo dados do Instituto Protea, o câncer de mama é a segunda causa de todas as mortes de mulheres no Brasil, que fica apenas atrás das doenças do sistema circulatório.
“Porém, o que traz alento a esta situação é que, se for diagnosticado de forma precoce, e claro, tratado de forma adequada, as chances de cura estão na casa de 95%”, conforme a assessoria de comunicação da empresa.
“Para a CCR, a saúde e a segurança são valores. Assim, conscientizar nosso público interno sobre o câncer de mama, abordando temas como prevenção e tratamento, é uma ação que está totalmente ligada ao nosso propósito de cuidar das pessoas”, declara o médico José Antonio Coelho Jr., gerente de saúde, benefícios e bem-estar no Grupo CCR.
“O Outubro Rosa não é apenas a maior agenda de conscientização sobre câncer de mama, felizmente, é também – graças à sociedade civil e iniciativas de diversos setores – uma das mais poderosas simbologias para a saúde da mulher. Prevenção é saúde. Alerta é saúde. Informação, para a nossa sorte, é também uma forma de cultivar saúde”, argumenta Cris Naum, gerente executiva do Instituto CCR e de Sustentabilidade da CCR.
Doação de cabelo
Outra iniciativa desenvolvida pela concessionária SPVias e o Instituto CCR é a parceria com a ONG Cabelegria, entidade especializada em arrecadar doações de cabelos e, a partir disso, produzir e distribuir perucas para pacientes com câncer. Na ação, o foco são mulheres em tratamento de câncer de mama e outras doenças que causam a queda dos cabelos.
Ainda segundo a CCR, as atividades, aliadas a uma palestra e mensagens de conscientização, vão engajar o público interno da companhia.
A doação pode ser feita por meio de um pré-cadastro. Os colaboradores interessados em doar receberão em casa um kit com instruções de como cortar o cabelo mais um QR Code com imagem para inserir em foto (com o cabelo doado).
O kit também contém um envelope para armazenar o cabelo após o corte, uma folha de carta para escrever para um paciente, um certificado e um adesivo de participação da campanha.
O doador ainda recebe, junto com o kit, uma etiqueta de envio para que possa se deslocar até o Correio mais próximo de casa e fazer a postagem dos cabelos
“Esta ação reforça o lugar da autoestima – do cuidado de si e da força da imagem – em meio aos tratamentos severos de câncer. A doação de cabelos é um ato de imensa generosidade, carinho e empatia, não apenas com a saúde da mulher que receberá o presente, mas, sobretudo, com a dimensão do bem-estar, algo que ultrapassa a saúde e toca a qualidade de vida das pessoas envolvidas”, comenta Cris Naum.