CCR incentiva alunos a fazerem cartografia abordando segurança

Da redação

“O trânsito não deveria ser sinônimo de risco, violência ou temor. Pelo contrário, pode e deve colaborar na relação entre pessoas, bairros e cidades”.

A partir dessa premissa, o “Caminhos para a Cidadania”, programa realizado no trecho da CCR SPVias em 21 municípios, convida alunos a repensarem o espaço e a importância do trânsito durante o “Maio Amarelo”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, acidentes com veículos de transporte e passeio são a principal causa de morte entre crianças e jovens com idade entre 5 e 29 anos.

“Por isso, no mês da conscientização mundial sobre o trânsito, o programa do Instituto CCR sugere uma adaptação da ferramenta cartografia social”, divulga a assessoria de comunicação do grupo.

“A cartografia da segurança é uma atividade para ajudar as pessoas a se localizarem, portanto é um recurso poderoso para o nosso trabalho de fomentar educação e cidadania no trânsito”, comenta Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa.

“A cartografia social representa os objetivos e olhares de um grupo de pessoas em relação a um espaço geográfico”, completa Ariane

O objetivo da abordagem é que os alunos das cidades beneficiadas pelo programa façam o mapeamento dos locais inseguros para os pedestres e ciclistas, indicando a sinalização correta em cada situação.

A assessoria do grupo destaca que a proposta visa “gerar consciência nos alunos sobre segurança viária e conhecimento sobre sinalização de trânsito, além de estimular o conhecimento sobre o bairro do aluno e alertar sobre os perigos que há ao redor da casa dos alunos”.

A sugestão de atividade está à disposição não somente dos profissionais de educação, mas também para o público em geral, no site do programa, o www.caminhosparaacidadania.com.br

As cidades incluídas no programa são: Águas de Santa Barbara, Alambari, Avaré, Buri, Capela do Alto, Cerqueira Cesar, Cesário Lange, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Pardinho, Porangaba, Quadra, Santa Cruz do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Taquarivaí, Tatuí e Torre de Pedra.