Da redação
Com a chegada do frio, o número de moradores infectados pela dengue começou a apresentar redução em Tatuí. Conforme relatórios da Vigilância Epidemiológica, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 28 de junho e 4 de julho, a pasta confirmou 12 casos da doença.
O número representa queda de 14,28% se comparado ao levantamento anterior, configurado entre os dias 21 e 27 de junho, quando o órgão municipal notificou 14 casos da doença. Esta é a segunda semana consecutiva com redução – entre 14 e 20 de junho, a VE notificara 29 exames positivos.
Até o balanço divulgado no dia 27 de junho, o município havia acumulado 20.398 casos de dengue em 2021. Com os novos exames positivos nos sete dias recentes, a cidade contabilizou, até segunda-feira, 5, 20.410 contaminações.
Nos sete dias analisados, a média diária foi de 1,7 confirmação. No período anterior (de 21 a 27 de junho), a média atingira duas confirmações por dia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no inverno, é comum a queda no número de infecções. Contudo, mesmo com a baixa temperatura, há possibilidade de contaminação pela doença.
“O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, ainda está presente no nosso município. Portanto, as medidas de prevenção, como manter quintais limpos e livres da água acumulada em vasos e plantas, devem ser mantidas”, destaca a secretaria.
Conforme o órgão, a maioria dos casos é autóctone (contraída no município). Até fevereiro, os contágios ocorriam de maneira concentrada na região do Jardim Santa Rita de Cássia. Contudo, a VE informa que os casos positivos não estão mais concentrados no bairro, com registros em toda a cidade.
Este é o ano com maior número de casos autóctones da doença, conforme apontam as fichas epidemiológicas da Vigilância Epidemiológica, abordando o período de 1992 a 2021.
O índice de casos deste ano já representa número 65 vezes maior que a totalidade de 2020, quando se somaram 314 infectados entre janeiro e dezembro.
Limpeza
Como forma de reduzir as contaminações, no sábado, 3, das 7h às 14h, foi realizada a sexta edição da operação “Limpeza e Cata-Treco”, promovida pela prefeitura, com organização do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) e apoio de secretarias municipais, Cooperativa de Reciclagem de Lixo e empresas particulares.
Nesta edição, a operação percorreu 13 bairros: Jardim Fortunato Minghini, Andrea Ville I e II, vila Paulina, Parque Gerbelli, Jardim Tatuí, Jardim São Luiz, Jardim São João, Jardim Saba, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim São Judas Tadeu, Fundação Manoel Guedes, residencial Mantovani e Inocoop.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, nas sete horas de operação, foram recolhidas 27,5 toneladas de entulhos das ruas. “A campanha também orientou a população sobre o combate à dengue, por meio da entrega de panfletos informativos”.
O órgão municipal reforça que a ação de limpeza “colaborou muito para a diminuição dos casos de dengue no município nos últimos meses, mas é importante que a população não perca o foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, para não haver um novo aumento de casos”.
As próximas regiões da cidade a receberem a operação Limpeza e Cata-Treco serão divulgadas em breve, nos canais oficiais da prefeitura (site, Facebook, Instagram e Telegram).
“Não descarte nada nas esquinas ou terrenos baldios. Aguarde a vez do seu bairro para depositar os entulhos nas ruas horas antes do início da operação”, orienta o Executivo.
A prefeitura reforça o pedido de colaboração de todos os cidadãos quanto à limpeza e manutenção de terrenos e residências. Salienta, ainda, que as denúncias podem ser feitas pelos telefones (15) 3259-8428 ou 3259-8463, ou ainda na ouvidoria virtual pelo endereço: http://tatui.sp.gov.br/ouvidoria.
A prefeitura informa manter dois ecopontos para o descarte correto de entulhos e demais materiais. Eles funcionam todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que, aos sábados e domingos, permanecem fechados das 12h30 às 13h30 para almoço.
Um ecoponto está situado na rua Flávia de Oliveira, próximo ao 107, no bairro Jardins de Tatuí, e recebe madeiras, entulhos e materiais recicláveis. O segundo ecoponto está localizado na rua Victória dos Santos Gomes, sem número, Jardim Rosa Garcia II, no antigo frigorífico, e recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos), pneus e recicláveis.