Casamento Comunitário em Tatuí formaliza a união de 38 casais

Prefeito e primeira-dama com um dos casais unidos em matrimônio (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu no sábado passado, 27 de maio, mais uma edição do Casamento Comunitário.

A cerimônia reuniu noivos, familiares, autoridades e convidados em solenidade ecumênica celebrada pelo pastor Valter Leite, da Igreja Adoração e Avivamento, e por Marcel Soares, representante católico, membro da Paróquia Sagrada Família.

A celebração foi conduzida pelo cerimonialista Rogério Vianna e ao som da Orquestra Sinfônica de Tatuí, com decoração e organização de Jorge Rizek Festas Especiais.

Na ocasião, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e a primeira-dama e presidente do Fusstat, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, fizeram uma entrada pelo corredor central, representando os padrinhos e madrinhas dos casais.

Em seguida, ao toque das clarinadas e da tradicional marcha nupcial, as noivas foram acompanhadas por guardas civis municipais e percorreram o tapete verde até se encontrarem com os noivos.

Os casais receberam, gratuitamente, toda a estrutura do casamento, desde a decoração do espaço para a solenidade, as alianças, os vestuários dos noivos, a maquiagem, cabelo e manicure para as noivas, até um bolo cada, para a comemoração após a cerimônia.

Um diferencial desta edição do Casamento Comunitário foi a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal. Mais uma vez, a doação dos vestidos de noiva foi feita por Edson Estilista, escolhidos de acordo com o gosto pessoal de cada uma delas.

Em discurso, o prefeito agradeceu aos patrocinadores, parceiros e profissionais que trabalharam para a realização do casamento e parabenizou os casais.

“Que vocês sejam muito felizes. O casamento é uma instituição que depende muito de doação, de entrega de um ao outro, de muita paciência e de amor”, observou.

“Tenho certeza de que a união de hoje foi abençoada por Deus, com prosperidade e oportunidade de viver uma vida a dois que se torna uma única vida, que é o grande segredo do matrimônio”, acentuou Cardoso Júnior.

Já a primeira-dama salientou que o casamento “é um ato profético na vida do casal”, e acrescentou: “Este período foi de trabalho intenso, cuidadoso e amoroso, mas com parceiros maravilhosos, que fizeram essa noite ser tão encantadora. Que Deus abençoe os casais nesse novo tempo”.

As inscrições para os casais interessados em oficializar a união começaram no dia 3 de outubro de 2022 e foram encerradas em novembro do ano passado. Os casais foram selecionados de acordo com o tempo de união, renda familiar e outros requisitos da entidade.

Depois, deram o primeiro passo para a oficialização da união em cerimônia civil realizada entre os meses de março e maio deste ano, pelo Cartório de Registro Civil de Tatuí.

Para o evento, a entidade contou com parcerias que envolvem voluntários, comerciantes e fornecedores locais. Neste ano, mais de cem pessoas estivem envolvidas na organização da cerimônia.

O evento contou com patrocínio de Jorge Rizek Festas Especiais, Edson Noivas, Orquestra Sinfônica de Tatuí, Cartório de Registro Civil, Associação Atlética XI de Agosto, Coop (Cooperativa de Consumo), Grupo Moreno e Lucemi, O Boticário, Pavanelli Materiais para Construção, ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí), Luiza Tecidos, Indústria e Comércio de Bebidas Vieira Rossi e Associação Semear Tatuí.

Ao jornal O Progresso de Tatuí, a presidente do Fusstat afirmou ter o desejo de realizar o Casamento Comunitário “desde o primeiro dia de gestão à frente da entidade, em abril do ano passado, por acreditar na união matrimonial”.

“Eu sou uma pessoa evangélica, creio do âmbito familiar. Para mim, o casamento é uma instituição consagrada a Deus e, sabendo a importância disso, queria proporcionar essa experiência aos casais”, contou a primeira-dama.

Segundo ela, os preparativos para o dia da cerimônia começaram em agosto do ano passado, com diversas reuniões com patrocinadores e a busca de parcerias.

O casamento ocorreu no período da noite, mas Regiane revelou que a programação começara ainda de manhã, com o “Dia da Noiva”, no XI de Agosto. Lá, além da maquiagem, manicure e dos penteados, as noivas receberam café da manhã, almoço e lanche da tarde.

“No dia do casamento, o sentimento não poderia ser melhor. As noivas estavam radiantes de alegria. Foi lindo ver a expressão de gratidão de cada um dos noivos e noivas, algo indescritível, e todos nos agradeceram muito no final, pela oportunidade de realizarem o sonho de se casar”, concluiu Regiane.