Casa do Adolescente tem novo espaço





Cristiano Mota

Imóvel receberá adolescentes na faixa entre 13 e 19 anos

 

Nesta segunda-feira, 19, às 10h, acontece a inauguração da nova sede da Casa do Adolescente. O espaço fica na rua 13 de Maio, 1129, centro, em frente a agência dos Correios.

Conforme o Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica, a casa atende jovens entre 13 e 19 anos. O setor informou, ainda, que ela foi criada “dentro dos padrões e orientações da equipe da médica Albertina Duarte, pioneira na criação deste programa no Estado de São Paulo”.

Em nota, a secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França, destacou que a adolescência “é uma fase extremamente complexa”. Segundo a titular, é nessa etapa que “acontecem inúmeras mudanças sociais, psíquicas, emocionais e uma explosão de hormônios que levam o indivíduo ao amadurecimento sexual, tornando a pessoa biologicamente pronta para se reproduzir”.

“É uma transição entre a infância e idade adulta, fase em que acontecem muitas mudanças. São comuns conflitos. Principalmente com a família. O adolescente torna-se mais resistente a ouvir conselhos e seguir normas”, enumerou.

De acordo com a Prefeitura, na Casa, os adolescentes são estimulados a vincularem-se a pessoas da mesma faixa etária, com objetivo de formar grupos. A partir desse trabalho, os assistidos estabelecem suas próprias identidades, recebendo orientações para que possam “fazer suas próprias escolhas”.

Também por meio da assessoria, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, disse que o espaço é mais amplo e mais adequado ao atendimento da população. O prédio atual, onde o equipamento funciona desde 2008, é considerado inadequado e “em péssimo estado de conservação há pelo menos três anos”.

Pronta para atender os jovens, a nova sede tem oito salas e conta com acessibilidade. “É uma faixa importante da nossa população que merece atenção especial”, iniciou o prefeito.

“Se conseguimos avançar muito no cuidado com a criança, chegando à menor taxa de mortalidade infantil da história, temos que olhar com carinho também pelos adolescentes e jovens. Essa é mais uma novidade do nosso governo no setor de saúde”, completou.

Atualmente, a Casa do Adolescente atende mais de 4.000 jovens. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional formada por hebiatra – médico especializado no atendimento às pessoas na faixa entre 13 e 19 anos –, psicólogo, pediatra, ginecologista, enfermeira, auxiliar de enfermagem, além de recepcionista e profissional de limpeza. No caso de adolescente com filhos, os bebês recebem acompanhamento pediátrico mensal até completar dois anos, além de orientação e estímulo ao aleitamento.

Segundo a Prefeitura, a proposta da Casa do Adolescente é oferecer um atendimento diferenciado. Entretanto, a prioridade “é a prevenção de situações de risco como gravidez inoportuna, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis que podem comprometer um projeto de vida ou a própria vida”.

“Educação, esporte, lazer e, principalmente, comprometimento da família são itens que também auxiliam para que jovens possam ponderar suas decisões e fazer das suas escolhas as melhores possíveis”, finalizou a secretária.