A experiência de Tatuí servirá de modelo para a implantação, em Boituva, da Casa do Adolescente. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura. O setor divulgou, em nota à imprensa, que o espaço do município recebeu visita de membros da Câmara Municipal da cidade vizinha.
Os vereadores Aparecida do Carmo Góes Cardoso, José Carlos de Araújo Silva e Pedro Teodoro Filho são membros da Comissão de Saúde, Educação e Obras Públicas do Legislativo boituvense. Eles estiveram em Tatuí no dia 30 de junho para conhecer as instalações do Centro de Atenção à Saúde do Adolescente.
Os parlamentares foram recebidos pela enfermeira, pedagoga e especialista em educação e saúde Pública Elizabeth Aparecida de Almeida e pela diretora de Vigilância em Saúde, Maria Aparecida Marques de Oliveira. As duas demonstraram o funcionamento do espaço.
O encontro aconteceu após a vereadora de Boituva participar de reunião em São Paulo. Lá, ela conversou com a médica ginecologista Albertina Duarte Takiuti, que coordena o Programa do Adolescente de São Paulo.
“A doutora deu-me um livro sobre o projeto em que consta a relação de municípios paulistas que têm a Casa do Adolescente. Viemos conhecer a de Tatuí para implantarmos em Boituva e ficamos impressionados com o trabalho”, disse a vereadora por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura.
De acordo com o setor, Aparecida do Carmo ressaltou o “empenho e amor” dedicados pela equipe de Tatuí. “Nos emocionamos com os relatos dos adolescentes que aqui são atendidos”, destacou ela.
A vereadora informou, ainda, que o projeto de Boituva está pronto. A proposta deve ser aprovada na Casa de Leis da cidade vizinha após o período do recesso.
A Casa do Adolescente de Tatuí é voltada para os adolescentes que possuem entre 10 e 20 anos de idade, e para os bebês das adolescentes até completarem dois anos.
Atualmente, atende a 7.000 jovens, com uma equipe multiprofissional composta por hebiatra (médico especializado em adolescentes), ginecologista, pediatra, psicólogos, obstetra, enfermeiras, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.
Oferece atendimento odontológico, em grupos, palestras sobre saúde, planejamento familiar, apoio aos pais e outros assuntos voltados à juventude.