
Da redação
O Conservatório de Tatuí anuncia a abertura de inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Criatividade Musical: Improvisação, Composição e Arranjo”.
Ministrada pela musicista Carol Panesi, a ação é uma iniciativa da instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do estado de São Paulo, escola de música e artes cênica gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Com carga de 48 horas de duração, a formação é inteiramente gratuita e terá aulas virtuais realizadas às quartas-feiras, das 18h às 21h, entre 18 de agosto e 1º de dezembro. As inscrições podem ser feitas de maneira online, por meio do formulário disponível no site da instituição até 11 de agosto.
Em “Criatividade Musical: Improvisação, Composição e Arranjo”, Carol Panesi “propõe o desenvolvimento da expressão de maneira intuitiva, criativa e livre na música”.
Para isso, a docente usará recursos técnicos e teóricos para que as pessoas participantes possam conhecer e explorar ferramentas de improviso, arranjo e composição.
Inspirado pela abordagem da “Música Universal” – conceito criado por Hermeto Pascoal para descrever uma estética musical que não se limita a estilos específicos, “o método aplicado utiliza elementos que vão da tradição popular brasileira a características das culturas musicais regionais do mundo todo, rompendo as barreiras entre música erudita e popular”.
Com esses princípios, o curso discutirá integração entre ritmo, harmonia e melodia; percepção e memória musical; o uso da intuição como caminho para a improvisação; estudos de composição e arranjo; introdução à “harmonia universal” de Hermeto; e uma pesquisa sobre a voz como um instrumento intuitivo, focada em gêneros populares como o forró, choro, samba e frevo.
Compositora, arranjadora e multi-instumentista, Carol Panesi é referência no violino popular brasileiro. Fruto da influência da abordagem da música universal, “Carol tem como marca de sua jornada profissional a inovação em suas composições”, indica a assessoria de comunicação do CDMCC.
Formada no curso técnico de piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, integrou a Itiberê Orquestra Família e o Itiberê Zwarg & Grupo por 13 anos.
Suas composições já foram executadas por conjuntos como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Sinfônica da UFPB e outros.
Como musicista, atuou ao lado de nomes como Léa Freire, Ricardo Herz, Maurício Einhorn e Hermeto Pascoal. Com cinco álbuns autorais, Carol Panesi já venceu prêmios como Profissionais da Música e o MIMO Instrumental.
Para o curso, há um total de 20 participantes, tendo como público-alvo músicos, estudantes de música e interessados em geral que queiram desenvolver e ampliar sua capacidade criativa, principalmente na parte de improvisação, composição e arranjo.
Os pré-requisitos são tocar algum instrumento e ter conhecimento básico de harmonia. Já o critério de seleção considera a ordem de inscrição.