Carnaval tem presença ‘maciça’ de foliões e abertura com corte e banda





Amanda Mageste

Rei momo, rainha, primeira e segunda princesas abriram evento que atraiu centenas à Praça da Matriz

 

Iniciado na noite de 28 de fevereiro pela Prefeitura, o Carnaval 2014 de Tatuí concentrou atrações em dois pontos centrais: a rua 11 de Agosto (passarela do samba) e a Praça da Matriz. Esta última, abrigou o evento de abertura que registrou presença maciça de foliões, da corte carnavalesca e da Banda Lexus.

O espaço público começou a ser “preenchido” pelos foliões minutos depois do início previsto. A festa de abertura começou às 21h e “sobreviveu” à chuva que caiu no município. Apesar da precipitação, muitas pessoas preferiram ficar para aproveitar o evento que antecedeu o feriado prolongado.

Enquanto aguardava a apresentação da corte carnavalesca, Sonia Maria Rolim dos Santos estava “na expectativa de uma noite agitada”. “Pelo que vi nos panfletos, acho que vai ser ótimo, espero muita agitação e folia”, iniciou.

Além da euforia “natural” por conta da comemoração da maior festa popular do país, Sonia Maria afirmou que tinha motivos mais que suficientes para estar ansiosa. “Minha sobrinha (Rayssa Alexandra Rolim) é rainha do Carnaval deste ano. Então, estou mais animada e contente, ainda”, emendou.

Eleita pela primeira vez para reinar na corte tatuiana, Rayssa também citou que estava nervosa. A jovem contou que “sempre quis sair como destaque” e que estava muito contente em ser representante do município no Carnaval deste ano.

Quem também estava apreensivo com a apresentação era o rei momo Ueliton Machado. Ele declarou que “a expectativa de desfilar era muito grande”.

Machado comentou, ainda, que “gosta muito da folia carnavalesca e que a festa deste ano prometia”. “Espero que a turma se divirta sem violência, sem brigas. Que seja um Carnaval maravilhoso. Vou dar o máximo para o desfile ser o melhor”, disse.

João Batista Gomes também desejou que o evento fosse sem violência e que o público “se divertisse e curtisse”. O mesmo sentimento foi externado por Paulo Rocha. Ele levou os filhos para a “farra” e se mostrou muito animado com a noite e os outros dias de Carnaval.

“Só fico preocupado com a segurança das crianças, que são pequenas, e para que elas tenham uma boa lembrança desta folia. É muito importante que elas se divirtam e aprendam sobre a tradição do Carnaval”, declarou o folião.

“São quatro, cinco dias de festa que quero aproveitar para pular muito com a ‘garotada’. Fico o ano todo trabalhando e, agora que tenho esse descanso, quero pular muito com eles (filhos)”, acrescentou.

O show de abertura da primeira noite de festa ficou a cargo da banda Lexus, formada há mais de 15 anos. Ela tem como coordenador e maestro, Sérgio Gonçalves de Oliveira, o “Lagartixa”.

O gênero musical marcha foi a “aposta” para a noite. A banda também tocou axé, sertanejo, pop, sambas e brega. Conforme informou Oliveira, as conhecidas “marchinhas” são as músicas que mais fazem sucesso no Carnaval. “Como músico, eu tenho certeza que posso afirmar isso”, salientou.

Entre as marchas que “mais fizeram o público levantar os pés do chão”, foram as conhecidíssimas: “Mamãe Eu Quero”, “Coração de Jacaré”, “Carinhoso” e “Allah-la Ô”.

Forte em alguns momentos, a chuva não espantou o público. Os foliões persistiram mesmo tempestade e acompanharam o show dançando e cantando até o final. “Para estar melhor, a chuva poderia parar. Mas não vou deixar de ‘curtir’ minha noite por causa dela”, afirmou a foliã Patrícia da Silva.

Energia positiva

Antes de iniciar o show, o coordenador da banda Lexus disse que a expectativa era “muito boa, principalmente pelo resgate do Carnaval, das marchas e sambas antigos”.

“O Carnaval é uma das culturas mais populares. Abrange milhões de pessoas e, Tatuí, através de um resgate de blocos antigos, de Carnaval antigo, como vai acontecer, vai reviver e viver a tradição cultural na cidade”, ressaltou Oliveira.

Ele também faz parte do bloco “Banda do Bonde”, criado em 2002, e considerou o desfile realizado no município só com grupos locais e miniescolas muito importante.

“Tatuí conseguiu fazer o desfile na rua 11 (de Agosto), rua do samba, só com blocos da cidade e, isso, eu achei fantástico. Comecei a ‘Banda do Bonde’ com 15 pessoas e, este ano a gente sai com 700 pessoas. Acho incrível”, disse.

Oliveira finalizou dizendo que esperava bastante animação do público com relação ao show, pois, além de “levantar” todos, seja criança, jovem ou mais velho, o Carnaval de Tatuí, com as marchinhas e o desfile, para ele, é parte da tradição carnavalesca.

As atrações do Carnaval 2014 foram anunciadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura. Mais tarde, o show da banda teve pausa para a apresentação oficial da corte carnavalesca e premiação das “melhores fantasias”.

Além da rainha e do rei momo, foram apresentas a primeira e segunda princesas, Nathália Azevedo e Bárbara Carneiro, respectivamente. A corte abriu, ainda, os dois dias de desfile na rua 11 de Agosto (domingo, 2, e terça-feira, 4).

Na categoria “fantasia feminina”, Marcita Ribeiro, que estava de “Mulher Maravilha”, venceu o concurso. No quesito “bloco”, o grupo “Vida Loka” ficou com o prêmio de melhor fantasia da noite.

A Prefeitura também ofereceu troféu de menção honrosa para uma criança que estava vestida de “melindrosa” e também ao grupo “Uga-Uga”.

O folião Emerson Munerato, integrante do grupo “Vida Loka”, contou que recebeu o prêmio pelo grupo logo na primeira participação dele no Carnaval local.

“Se não fosse pela chuva, acho que seria bem mais legal. Não estou falando que não está. Está ‘superanimado’, lógico, mas teria sido muito melhor sem a chuva”, afirmou.

Andréa Pasqualotto, mentora da ideia de reunir o grupo para participar do concurso, afirmou que a premiação foi muito legal e que foi divertido participar. O grupo vencedor estava composto por 39 pessoas, entre eles, amigos e familiares.

“A gente gosta de Carnaval, gosta de reunir a família e criar alguma coisa assim, meio rápida e prática. O que vale mesmo é a animação, juntar o grupo, unir, participar, com ou sem chuva”, concluiu Andréa.

Todos os premiados subiram ao palco para tirar fotos e receber os troféus das mãos do prefeito José Manuel Correa Coelho, Manu. A festa continuou com o show da banda Lexus.