Carlos Alexandre Martins faz recital de conclusão de curso nesta terça-feira, 30. A apresentação com entrada gratuita acontecerá às 19h, no Salão Villa-Lobos.
Ele é aluno de viola barroca, curso que integra a área de performance histórica do Conservatório de Tatuí. O evento tem coordenação de Débora Ribeiro.
O concluinte é aluno do professor Juliano Buosi. No recital, ele apresentará quatro músicas, sendo a primeira de Giovanni Bassano: “Ricercata Terza 1585”. A segunda peça é “Suíte N° 3 para viola solo em dó maior – BWV 1009”, de Johann Sebastian Bach.
“Vestiva i colli, sobre o tema de Palestrina”, de Rognoni, é a terceira obra e, a quarta, novamente com Bach, é “Suíte No 2 para viola solo em ré menor – BWV 1008”.
Carlos Alexandre Martins formou-se no Conservatório de Tatuí no curso de viola, sendo orientado pelo professor Carlos Blassioli, e atuou na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí entre 2013 e 2015. Em 2013, começou a fazer aulas de violino e viola barrocos com Juliano Buosi e participar do Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, orientado pelo professor João Guilherme Figueiredo.
Participou dos concursos de cordas do Conservatório nos anos de 2013 e 2014, obtendo primeira colocação em ambos. Em 2015, passou a ter aulas com o professor Renato Bandel no projeto “Jovens Músicos”, em Piracicaba.
Esteve no Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas (MG), nos anos de 2013, 2014 e 2017, participando de masterclasses ministradas por Renato Bandel, Marcelo Jaffé e Betina Stegmann. No ano de 2014, participou do 5o Feimep, realizado em Piracicaba, tendo aulas com Alexandre Razera e Rudolfo Haken.
Participou do Encontro de Música Antiga da Emesp, de 2014 a 2017, tendo masterclasses com Luis Otávio Santos, Sigiswald Kuijken e Ryo Terakado, e atuando na orquestra do encontro ao lado dos professores do Núcleo de Música da instituição.
Participou, em 2016, da oficina de música em Curitiba, tendo masterclasses com Manfredo Kraemer e Rodolfo Richter.
Atualmente, integra a Orquestra Barroca da Emesp, grupo formado em 2016 e orientado por Luis Otávio Santos; faz parte da Oficina de Música Antiga da Escola Municipal de São Paulo, onde tem aulas de música de câmara e prática de conjunto com Juliano Buosi; e estuda regência de banda, no Conservatório de Tatuí, tendo aulas com o maestro Dario Sotelo.