Da redação
O público é convidado para uma “viagem no tempo”, para organizar uma “cápsula com os desejos, os sonhos e a memória deste tempo presente”.
A iniciativa, parte do Projeto “Patrimônios Construídos”, da Dupla Companhia, aconteceria nesta sexta-feira, 9, às 17h (após o fechamento desta edição), no Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí, da prefeitura.
Dez encontros presenciais foram realizados no decorrer do projeto “Patrimônios Construídos” e promoveram “uma reflexão sobre patrimônio, memória e território” com os alunos da rede pública de ensino, além de uma “aproximação com a memória de Tatuí”.
Todas as ações foram gratuitas e, ao longo desses encontros, os participantes desenvolveram materialidades que serão alocadas em uma cápsula do tempo no Museu “PS” para ser aberta em 2034, daqui a dez anos.
Em todos os encontros, foram trabalhados princípios da escrita criativa para fomentar o campo simbólico e crítico dos participantes, bem como “a participação social na construção da memória da cidade”.
“Este projeto foi uma alegria para nós. Além de aproximar as próximas gerações da composição da memória deste território, passamos a olhar com mais intervenção para o futuro que nos cerca”, afirma o coordenador do projeto, Lucas Gonzaga.
“Finalizar este projeto é também nossa prece para que estes dez anos sejam menos cercados de indelicadezas e que possamos sonhar cada vez mais com o futuro”, segue ele.
“A Dupla Companhia tem se debruçado sobre a investigação de histórias e memórias de pessoas comuns deste território que se transformam em projetos de pesquisa e encenação”, acrescenta.
A ação foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, do governo federal, e pela prefeitura de Tatuí, integrando a 82ª Semana Paulo Setúbal e as comemorações do 198º aniversário do município.
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.