Da redação
A Capital da Música – assim reconhecida pela lei estadual 12.544/2007 -, que abriga o maior Conservatório Musical da América Latina, foi um dos destaques do programa “Arquivo A”, da TV Aparecida.
Na reportagem “Cidades Musicais Brasileiras”, que foi ao ar no dia 1º, são exibidas três cidades brasileiras conhecidas por sua ligação histórica com a música, entre elas, Tatuí, Conservatória (distrito de Valença, no Rio de Janeiro) e São João Del Rei (MG).
O jornalista Eduardo Gois é quem apresenta alguns personagens e lugares tatuianos, a começar pelo Conservatório. O Grupo de Música Raiz da escola, coordenado pelo professor Zeca Collares, é o primeiro a ser mostrado na reportagem, destacando a importância da música caipira.
Nesse momento, é citado como o Conservatório “impacta a vida das pessoas e do município”, e como está presente no turismo e na cultura local, como, por exemplo, na apresentação do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, que faz parte da Feira do Doce de Tatuí.
Para ilustrar a importância do Conservatório, há entrevistas com o músico e professor Odair Cardoso Júnior e a estudante de violão popular Bianca de Melo, que contam suas histórias e trajetórias no mundo da música.
Além disso, o jornalista e historiador tatuiano Christian Pereira de Camargo relata sobre o crescimento turístico, cultural e musical da cidade, por meio do desenvolvimento e da criação de novos espaços, entre eles, o Museu da Imagem e do Som – o MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo”, que faz parte do Complexo Cultural (situado na avenida Domingos Bassi, esquina com a avenida João Batista Correia Campos, a marginal do Manduca, ao lado ada prefeitura).
A reportagem termina destacando que, além de Capital da Música, Tatuí também é a Terra dos Doces Caseiros e mostra imagens da Feira do Doce do município, o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista.
Para acompanhar a reportagem completa, basta acessar o canal da TV Aparecida no YouTube (https://bit.ly/3WZQZtx).