Cão da raça pitbull é morto em ataque de abelhas africanizadas





Um enxame de abelhas africanizadas matou um cachorro da raça pitbull e atacou uma idosa de 71 anos, no bairro Jardim Gramado, na tarde de quinta-feira, 22.

O cachorro fazia a guarda de uma chácara quando foi atacado pelas abelhas. A proprietária do local, Marli Cruz, foi picada enquanto tentava livrar o cão da investida das abelhas. Ela não precisou receber atendimento médico.

“O enxame foi para cima do cachorro, que fica na corrente durante o dia. Chegaram a levá-lo para o veterinário, mas ele morreu. Era o cão que fazia a guarda da chácara durante a noite”, afirmou.

Apesar de ter levado algumas ferroadas, a aposentada não chegou a ser levada ao hospital. De acordo com Marli, a maior preocupação é com a possibilidade de as abelhas invadirem a casa dela.

“Elas estão na parte de fora da parede do meu quarto. O meu telhado não tem forro, então tenho medo que as abelhas consigam entrar em casa pelo vão da telha”, disse.

O problema com as abelhas começou há cerca de 15 dias, quando os insetos se instalaram na parte externa da casa. Uma das dificuldades, para a retirada da colmeia, é que ela está dentro da parede.

“Elas são muito sensíveis ao som. Não posso fazer muito barulho no quarto e tenho que assistir televisão com o volume bem baixo, para não deixá-las alvoroçadas. Qualquer barulho na casa e o enxame se espalha pela chácara”, disse.

Cerca de 20 cachorros moram com a aposentada na propriedade. O medo da idosa é que mais um animal morra com o ataque do enxame.

“Soltei todos os cachorros. Quando as abelhas ficam alvoroçadas, eu abro o portão e fico do lado de fora. Tenho muito medo que algo de mal aconteça com eles e comigo”, disse.

O Centro de Controle de Zoonoses e o Corpo de Bombeiros foram chamados pela aposentada para realizarem a remoção da colmeia. Eles avaliaram a situação e teriam se comprometido a voltar ao local para removerem as abelhas.

Como o serviço poderia demorar alguns dias, a idosa decidiu contratar um apicultor, que começou a fazer o trabalho no final da tarde de segunda-feira, 19.

“O rapaz trouxe uma caixa e abriu um buraco na parede para que as abelhas saiam. Ele me disse que o serviço vai demorar um pouco e que vai levá-las embora daqui. Espero que resolva”, declarou.

 

Ataque em Capela

Um grupo de 35 trabalhadores rurais que estava em um ônibus foi atacado por um enxame de abelhas na terça-feira, 13, em uma fazenda de laranjas no bairro de Jutuba, em Capela do Alto.

Os insetos, que são da espécie Europa, invadiram o veículo enquanto ele trafegava pelo interior da fazenda. Duas das pessoas atacadas, um homem de 49 anos e uma mulher de 35 anos, sofreram os ferimentos mais graves e foram encaminhados, pelo Corpo de Bombeiros, ao Pronto-Socorro de Capela do Alto.