‘Canto í  Minha Terra’ é a temática de apresentação de músico peruano





O saxofonista Miguel Carbajal, aluno do Conservatório de Tatuí, apresenta o recital “Canto à Minha Terra” nesta terça-feira, 17. A apresentação está programada para as 19h, no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415, com orientação do professor Marcos Pedroso e coordenação de Otávio Blóes. A entrada é franca.

O título do recital é uma referência ao Peru, país de origem de Carbajal. Com obras peruanas para saxofone solo, o recital terá participação especial dos músicos Fernando Felix Dávila (sax alto), David Peña Rios (sax alto) e Rosa Vilca Huilca (cajon).

O programa será aberto com a obra “Tuhuayo”, composição de Daniel Cueto. Em seguida, será apresentada “Fantasia n. 3 – Cieneguilla”, de Cesar Peredo, em quatro movimentos.

A obra seguinte, de Fernando Davila, é “Blason”, baseada em poema de Jose Santos Chocano. De Daniel Cueto também será apresentada “Vals Criollo”, com participação ao cajón de Rosa Vilca, e “Suite”, para trio de saxofones, com Carbajal, Fernando Davila e David Peña.

O repertório contará, ainda, com obras de Felipe Pinglo Alva (“El Plebeyo”), Miguel Hurtado Delgado (“Valicha”), Armando Guevara Ochoa (“Huayno” – com duo de saxofones de Carbajal e Fernando Davila) e Daniel Alomia Robles (“Condor Pasa”, trio de saxofones).

Miguel Carbajal começou seus estudos musicais em sua cidade natal, Huánuco, no Peru. Procurando se informar mais sobre o saxofone erudito, recebeu aulas de Jonathan García (este formado no Conservatório de Tatuí), Pablo Ladera e Luis Vargas (Peru).

Iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí no ano 2013, no curso de saxofone erudito, sob orientação de Marcos Pedroso com uma contínua pesquisa de material para saxofone, com ênfase na música folclórica e popular peruana em linguagem musical elevada.

Participa constantemente de diferentes festivais, seminários, workshops e masterclass no Brasil, Peru, México. Integrou diversos grupos profissionais e pedagógicos no Brasil e também participou ativamente de diversos recitais e concertos organizados pela área de sopros-madeiras (curso de saxofone) do Conservatório de Tatuí.

No ano 2015, foi finalista no VIII Concurso Pan-americano de Saxofone Clássico (México) e 2º lugar no 1º Concurso Jovem de Saxofone PERUSAX 2012 (Peru), assim como finalista do Prêmio Incentivo Música de Câmara em 2013, 2014 e 2015 com o Trio Concertante e Quarteto Eurritmia Saxofones.