Canto coral é o mote de dois workshops





O Conservatório de Tatuí recebe dois workshops especiais sobre canto coral. As atividades acontecem em duas sextas-feiras, dias 23 e 30 deste mês, a partir das 13h, no salão Villa-Lobos, localizado à rua São Bento, 415, no centro.

Elas serão ministradas por Fábio Miguel e Gisele Cruz e são gratuitas. Ambas têm coordenação da professora Cristine Bello Guse. Conforme a organização, as inscrições podem ser feitas no próprio local do evento, momentos antes das aulas.

No dia 23, o workshop é sobre “Técnica Vocal para Coro Adulto” e será ministrado pelo professor Fábio Miguel, via parceria com o Grupo de Estudos Geppevozia.

A palestra fará abordagem da concepção de técnica e aquecimento vocal por meio de exercícios específicos para ativação do corpo, da respiração e ressonância vocal. Também serão abordados vocalizes diversos com a contextualização de seus objetivos, estratégias para o aperfeiçoamento da afinação, dicção, mistura entre as vozes do naipe e entre os naipes.

Além disso, a partir de excertos do repertório coral, o professor abordará questões relacionadas à técnica vocal e sugestões de soluções para os problemas encontrados nos exemplos tomados. “Em síntese, buscarei demonstrar a relevância do desenvolvimento vocal no resultado musical e como trabalhar os aspectos da técnica vocal no contexto coral”, disse Miguel em nota à imprensa.

O professor é cantor, preparador vocal e regente coral. Graduado e licenciado em matemática pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo.

É formado, em nível técnico, em piano pela Fundação das Artes em São Caetano do Sul, com Ulisses de Castro. Estudou canto com Maria Cecília de Oliveira e repertório com Vânia Pajares.

Miguel também tem o título de bacharel em regência pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) “Júlio de Mesquita Filho”, no Instituto de Artes de São Paulo.

O professor e cantor é mestre em música pela mesma universidade e doutor em música, também, pela Unesp. Lecionou na Universidade Cruzeiro do Sul no bacharelado em canto de agosto de 2004 a junho de 2009, nas disciplinas: canto, fisiologia da voz e dicção; pedagogia vocal.

Lecionou, em 2008 e 2009, na Fundação das Artes em São Caetano do Sul. Atualmente, é professor no Instituto de Artes da Unesp, nas disciplinas de técnica vocal para o bacharelado em instrumento, composição, regência e licenciatura em educação musical canto coral, coro de câmara e abordagens de técnica vocal para coro.

Possui experiência na área de canto e canto coral, atua como cantor, preparador vocal e regente coral e, na área de ecologia acústica, pesquisa acerca dos significados da voz em diferentes ambientes sonoros. Pesquisa, ainda, acerca da expressão vocal no canto coral.

É líder do GEPPEVOZIA (Grupo de Estudo, Prática e Pesquisa em Voz do Instituto de Artes da Unesp). O grupo foi fundado em agosto de 2012 e, atualmente, tem oito integrantes, sendo liderado por Miguel.

Suas atividades e pesquisa estão focalizadas na voz humana em suas diferentes manifestações, faladas ou cantadas, em diferentes contextos. Aborda-se a voz entrelaçando conhecimentos práticos e teóricos que possam auxiliar na compreensão desse fenômeno presente em diferentes culturas.

Acredita-se que esse entendimento acerca da voz possa indicar diversos aspectos da vida, da maneira de ser e pensar, daqueles que a ouvem ou produzem.

Além disso, são contemplados outros aspectos, tais como: expressão e técnica vocal que aprofundarão a pesquisa, o ensino e a extensão nesse campo de atuação podendo, ainda, estabelecer relações com outras áreas do conhecimento, a saber: fonoaudiologia, antropologia, educação musical, entre outras.

Atividade com crianças

Já no dia 30, o workshop terá como tema: “En Cantar na Escola – Reflexões Sobre a Atividade Vocal Com Crianças”, com orientação de Gisele Cruz. A atividade é voltada para pessoas interessadas em formar e/ou conduzir um grupo coral/vocal infantil.

Nele, serão vivenciadas e discutidas propostas que possam tornar as aulas mais dinâmicas, produtivas e agradáveis tanto para o grupo como para o professor. Também serão abordados aspectos fundamentais da atividade coral como a preparação do regente, a voz infantil, repertório, dinâmica de ensaio e a organização de um coral.

Gisele Cruz é bacharel em música pela Unesp e mestranda pelo programa de mestrado profissional em ensino das práticas musicais da UNIRIO. Sua formação em regência coral e pedagogia musical incluem professores, como: Samuel Kerr, Marisa Fonterrada, Elza Lakschevitz, Violeta Gainza (Argentina), Henry Leck (Estados Unidos), Sofia Lopez-Ibor (Espanha) além de muitos cursos no Brasil e no exterior.

Coordena várias atividades vocais do Centro de Música do Sesc (Serviço Social do Comércio) Vila Mariana. Entre elas o coral infantil com o qual participou do CD e DVD da cantora Fortuna, denominado “Na Casa da Ruth”.

Também pelo Sesc editou o manual “Canto, Canção, Cantoria – Como Montar um Coral Infantil”. É regente dos corais infantil e juvenil do Colégio Dante Alighieri.

Sua atividade pedagógica inclui a participação em festivais de música, workshops e cursos de reciclagem e formação para regentes corais e professores de música.

Integra a equipe de professores dos Painéis de Regência Coral realizados pelo Centro da Música da Funarte-MinC, em todo o país. Escreveu para a AAPG (Associação de Amigos do Projeto Guri) o “Livro Didático para Coral Infanto-Juvenil – Básico I” – versão para o educador, e versão para o aluno.