Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea em Tatuí soma mais de 50 mil

Evento aconteceu entre os dias 7 e 11 com 30 pilotos e 16 aeronaves

Campeonato de acrobacia aérea é disputado no Aeroclube (Foto: Aeroclube de Tatuí)
Da redação

Entre os dias 7 e 11, o Aeroclube local foi palco do 11º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea em Tatuí. O evento atraiu entusiastas e profissionais da aviação de todo o Brasil, com mais de 50 mil visitantes durante os cinco dias de evento.

A competição contou com 30 pilotos, que trouxeram 16 aeronaves para competir e fazer manobras no céu do município.

O vencedor da categoria básica foi Arthur Mazzucatto, com 968,10 pontos. Binho Araujo, com 898,39 pontos, e Eduardo Rodrigues, com 879,46, também subiram ao pódio.

Por sua vez, quem venceu a categoria esporte foi Gabriel Saia, com 2249,18 pontos. Pedro Souto, com 2210,29 pontos, e Elton Guadagnin, com 2169,05, também conquistaram pódio.

A categoria intermediária foi vencida por Camilo Freitas, com 5614,88 pontos, seguido por Carlos Vieira, com 5525,34 pontos, e João Teixeira, com 5210,12.

Na categoria avançada Pedro Anunciação, com 7957,96 pontos, foi o vitorioso. Willian Rambo, com 7675,12 pontos, e Felipe Mencacci, com 6865,24, completaram o pódio.

A categoria ilimitada – a mais alta do campeonato – foi vencida por Christiano Oliveira, com 11112,61 pontos. “Foi um dos pontos altos do evento, com o piloto se destacando pela sua habilidade e coragem”, declarou o Aeroclube.

Na mesma categoria, também subiram ao pódio: Marcio Oliveira, com 10433,82 pontos, e Lucas Yancovitz, com 10362,39.

Os competidores foram avaliados por juízes em solo. Os pilotos fizeram uma série de manobras dentro de um “box acromático”, demarcado em solo, onde os competidores não podiam sair da demarcação durante as manobras.

Conforme os pilotos faziam as manobras, caso errassem ou saíssem da linha demarcada, perdiam pontos, impactando a nota final. Uma das novidades do evento deste ano foi a instalação de uma arquibancada, “aproximando mais os visitantes das manobras e exibições aéreas, oferecendo maior conforto e uma experiência mais imersiva”, apontou a organização.

Além disso, o evento teve uma estrutura de praça de alimentação, que incluía uma área coberta com mesas, cadeiras e um palco para apresentações, além de trailers de comida e estandes externos, proporcionando opções variadas para o público.

Conforme o Aeroclube, “especialmente no domingo (11), o evento se destacou com um dia repleto de exibições aéreas, em comemoração aos 198 anos de Tatuí”.

“O céu foi tomado por manobras espetaculares e muita fumaça, com shows aéreos constantes dos participantes do campeonato e uma performance especial de 25 paraquedistas, que saltaram no evento, encantando o público com uma exibição deslumbrante”, completou.

Outras atividades, oferecidas ao público sem custo, foram: uma exposição de aeronaves, onde os visitantes poderiam tirar fotos de perto; apresentações musicais das bandas Live By Night e Aléxia; e shows infantis da Turma do Mickey e Patrulha Canina.

Além disso, havia atividades pagas, como passeio de balão cativo e voos panorâmicos de avião.

Ainda conforme o Aeroclube, “o sucesso do 11º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea no Aeroclube de Tatuí reafirma a importância do local como um centro de excelência para competições aéreas e fortalece sua posição como um destino turístico em ascensão”.

“Atualmente, reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT), Tatuí está pleiteando a posição de estância turística, e eventos desse porte são essenciais para consolidar sua relevância no cenário turístico nacional”, acrescentou.

“O evento promete se tornar uma tradição anual imperdível, tanto para os apaixonados por aviação quanto para as famílias que buscam entretenimento de qualidade”, completou o Aeroclube.