A Academia Adriana Bento promove seminário de judô aos praticantes da modalidade neste sábado, 5, das 9h às 12h. O evento conta com a presença da judoca paralímpica Giulia dos Santos Pereira.
A paratleta de 19 anos, natural de Guarujá (SP), levou a bandeira brasileira pela primeira vez ao ponto mais alto do pódio da modalidade nos “Jogos Parapan-Americanos Lima 2019”, no Peru, dia 25 de agosto.
Giulia é competidora da categoria até 47 quilos, mas precisou competir com judocas de até 52 quilos, por falta de concorrentes na classe dela.
Até alcançar o título, ela venceu três lutas por “ippon” (golpe perfeito) – inclusive, contra a compatriota medalhista paralímpica em Londres 2012, Karla Cardoso.
A campeã paralímpica nasceu prematura, no quinto mês de gestação, com 30% da visão e, ao longo dos anos, perdeu toda a acuidade. Em 2014, Giulia iniciou no judô para pessoas com deficiência visual e cegas.
Em 2017, ela foi vice-campeã dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em São Paulo. No mesmo ano, ficou com a prata no Campeonato das Américas adulto, novamente na capital paulista, e, ainda, compôs a seleção brasileira que disputou o mundial do ano passado, em Portugal.
De acordo com a sensei Adriana Bento, o objetivo do seminário é divulgar a trajetória de Giulia, citando os desafios e conquistas alcançadas pela paratleta e incentivar os judocas locais.
O seminário é voltado aos praticantes da modalidade de todas as idades. As inscrições, no valor de R$ 10, podem ser feitas até o início do evento. A Academia Adriana Bento é situada na rua Jerônimo Antônio Fiuza, 45, centro, em frente à praça Anita Costa.