
Da redação
A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (3/11) as ações da Campanha “Novembro Azul” em todas as Unidades de Saúde do município, em seus horários habituais de funcionamento. A iniciativa tem como foco principal a conscientização sobre a saúde do homem, especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No decorrer de todo o mês, homens com 45 anos de idade ou mais poderão responder a um formulário de avaliação de risco para o câncer de próstata. O questionário, que pode ser preenchido tanto nas Unidades com os Agentes Comunitários de Saúde quanto on-line, está disponível no link https://bit.ly/rastreioprostata.
As perguntas buscam identificar possíveis sinais de alerta para a doença, abordando aspectos como histórico familiar, presença de sintomas urinários, uso de medicamentos e hábitos de vida. Com base nas respostas, os participantes que se enquadrarem no perfil de risco serão encaminhados para consulta médica, quando poderão ser solicitados exames complementares de sangue (como o PSA) e/ou exames de imagem, conforme avaliação profissional.
O “Novembro Azul” é uma campanha internacional de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, com ênfase na prevenção e detecção precoce do câncer de próstata – o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença representa 29% de todos os casos de câncer no sexo masculino no Brasil, resultando em cerca de 66 mil novos diagnósticos e quase 16 mil mortes por ano. Ainda conforme o INCA, o câncer de próstata é responsável por 10% das mortes em pacientes homens no País.
A secretária de Saúde da prefeitura de Tatuí, Fabiana Grechi, falou sobre a importância da participação dos homens nas ações de prevenção. “Nosso objetivo é incentivar os homens a cuidarem mais da própria saúde. A prevenção é sempre o melhor caminho e quanto mais cedo o câncer de próstata é identificado, maiores são as chances de cura. Por isso, convidamos todos os homens a partir de 45 anos a participarem das ações e responderem ao questionário de rastreio”, enfatizou.







