Campanha de vacina contra a gripe em Tatuí começa nos postos na 2ª

Todos os grupos prioritários podem ser imunizados até o dia 31 de maio

Vacinação estará disponível em todos as unidades de saúde urbanas e rurais (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, coordenada no município pela Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria da Saúde, começa na segunda-feira, 10, e segue até o dia 31 de maio.

De acordo com o órgão municipal, as novidades deste ano são que todos os grupos prioritários poderão receber a vacina logo no primeiro dia da campanha e não haverá o Dia “D” de mobilização.

O grupo prioritário inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde (serviços públicos e privados, nos diferentes níveis), gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias do pós-parto), professores do ensino básico ao superior (público e privado), indígenas e quilombolas.

Também podem se vacinar pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (respiratórias crônicas, cardíacas crônicas, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias), trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.

Ainda entram no grupo prioritário a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, profissionais das forças de salvamento e de segurança e das Forças Armadas.

A vacinação acontecerá de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h30, em todas as unidades de saúde urbanas (vila Dr. Laurindo, Santa Cruz, vila Esperança, Tóquio, Jardins de Tatuí, vila Angélica, São Cristóvão, CDHU, Valinho, Rosa Garcia, Jardim Santa Rita de Cássia, Santa Luzia e Cemem) e nas rurais (nos bairros Mirandas e Congonhal), das 8h às 12h30.

Para receber o imunizante, é preciso levar o cartão SUS e um documento com foto. Os profissionais da Saúde e da Educação precisam levar um comprovante de vínculo na área e as pessoas com doenças crônicas, uma receita ou carta médica.

O órgão da Saúde ressaltar não ser necessário o intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 e a da gripe: a população pode tomar as duas no mesmo dia, ou no dia seguinte, desde que seja em postos de saúde que ofereçam as duas.

Mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima ou com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (15) 3259-6358.