O Progresso
Plantio de palmeiras será neste sábado em espaço que será destinado a futura praça e para uso externo
Internos do Lar São Vicente de Paulo farão atividades diversas das rotineiras na manhã deste sábado, 1º. Eles participarão de caminhada, acompanharão plantio de palmeiras e farão refeição em almoço comemorativo.
As ações deste fim de semana abrem o calendário de eventos programado pela diretoria da entidade para comemorar os 110 anos do trabalho de assistência.
Conforme o presidente da instituição, Ivan Rezende Ferreira, as atividades concentram-se em agosto e serão estendidas até o fim do ano. Em dezembro, está programado o início oficial do projeto “Bem-Estar no Lar”.
Neste sábado, data de fundação do asilo, haverá caminhada com os assistidos a partir das 9h. Às 10, a entidade promoverá o plantio de palmeiras na área dedicada à futura Praça do Idoso – com previsão de inauguração em dezembro. Na sequência, os internos, parentes, funcionários e convidados participação de almoço, com direito a bolo comemorativo.
Ainda neste mês, no próximo sábado, 8, a diretoria fará a inauguração de um memorial. O evento será aberto ao público, com início às 10h, no “corredor central” do prédio principal que abriga a entidade. Também na ocasião, haverá a inauguração de uma galeria de fotos dos assistidos.
“O memorial serve para contar toda a história do Lar ao longo dos 110 anos”, disse Rezende. O espaço contará com 90 fotografias, que retratam os cinco prédios que antecederam a sede atual e a fundação da unidade local, em 1938. “Vamos mostrar a evolução e história dos fundadores”, emendou.
No espaço, constarão biografias de Francisco Antônio Pereira (Chico Pereira) e Almiro dos Reis e de personalidades como Gualter Nunes e Nicolau Eleutério. Este último, fundador da romaria que completou 86 anos em 2015.
Também estarão constadas as histórias das Irmãs da Providência e do início de projetos considerados importantes, como de saúde e melhoria de qualidade de vida dos assistidos. Os objetos e fotos serão expostos numa sala na qual a diretoria instalou o vitral original da antiga capela.
O painel de vidros coloridos exibe a imagem de São Vicente de Paulo, tendo sido preservado pela diretoria quando da reforma e ampliação da capela. “Nós o guardamos para um momento especial, exatamente para esse espaço no qual nós estávamos pensando havia um bom tempo”, disse Rezende.
A imagem, as fotografias e os objetos ficaram dispostos na sala do “antigo dispensário de medicamentos” (farmácia). O cômodo era utilizado, também, por funcionários que tinham de “bater ponto”. “Nós fizemos uma mudança, e ficou um espaço amplo, próprio para receber visita permanente”.
O objetivo da diretoria é oferecer, à população, uma opção de conhecer um pouco mais a história da entidade. Os funcionários do asilo estão montando o local com ajuda de Antônio Alcebíades Paes, ex-diretor da instituição.
“Ele está nos auxiliando na sequência das fotos, narrando os fatos com base nas imagens”, comentou. Rezende falou, também, que a diretoria recebe ajuda dos fotógrafos Thony Guedes e Fernando Foster. “Eles são os que têm essa história através de um arquivo jornalístico”, disse Rezende.
O processo de criação do espaço conta com supervisão do produtor cultural Jorge Rizek. Para o presidente do Lar, Rizek é peça fundamental para o memorial. “É ele que vai ajudar a deixar o espaço adequado para visitação”, observou.
Como reconhecimento ao apoio, trabalho e dedicação, Rezende adiantou que todos os colaboradores serão homenageados. A entidade programa o descerramento de uma placa contendo os nomes das pessoas que tornaram a iniciativa possível.
A programação tem continuidade no domingo, 9, às 20h30, com show de Mário Edson e Banda. O evento será promovido pelo Lions Clube de Tatuí, que completa 60 anos em 2015, com venda de ingressos revertida ao Lar São Vicente de Paulo.
“Ficamos muito contentes, porque me disseram que era um sonho antigo de Mario Edson fazer algo para ajudar o asilo”, contou Rezende. Conforme ele, durante o show, haverá homenagem a “personalidades ilustres”.
No dia 11, data de comemoração de aniversário de 189 anos de Tatuí, a entidade estará no desfile cívico. Os internos farão participação com o tema “110 Anos de Assistência”.
Fechando as atividades do mês, no dia 29, haverá solenidade de abertura do “Bem-Estar no Lar”. A cerimônia está programada para as 10h, no Centro de Convivência “Nicolau Eleutério”.
Rezende explicou que a entidade já iniciou as atividades do programa em caráter experimental. A partir do dia 29, o “Bem-Estar no Lar” passará a ser oferecido em “sua plenitude”.
Na ocasião do lançamento, estarão presentes os funcionários que integram a equipe multidisciplinar de saúde e assistência social. Voluntários e demais envolvidos no projeto também são esperados para acompanhamento do evento.
Em dezembro, a entidade dará início a uma segunda etapa do “Bem-Estar”. Rezende informou que a intenção é ampliar as atividades da iniciativa para a comunidade. A expectativa é de que a entidade possa acolher, em janeiro de 2016, pessoas com 60 anos de idade ou mais, dispostas a se movimentar.
“Será um bom trabalho de inclusão social, tanto para o nosso assistido como para quem está em casa e, muitas vezes, não faz atividade”, comentou.
Nessa etapa, o público externo realizará outras atividades dentro da instituição. As pessoas com mais de 60 anos dividirão tarefas como a horta ocupacional e as oficinas, além da futura “Praça do Idoso”. Esse espaço será adequado para recreação, caminhada e uma série de atividades físicas.
A meta da diretoria é de começar a atender 50 idosos da comunidade. Num primeiro momento, eles participarão de atividades por, no máximo, duas horas. Em seguida, realizarão um lanche e voltarão para as casas.
O projeto vem sendo elaborado pela instituição há dois anos e meio. “Ele está sendo muito bem orquestrado, com toda equipe discutindo o que é melhor e os recursos que vamos usar para mantê-lo no próximo ano”, disse Rezende.
A principal preocupação da entidade é justamente dar continuidade à ação. “Muitas vezes, o projeto tem de ser sustentado, mas nós pensamos em agregar novos profissionais e em conseguir ajuda para também manter a entidade”.
O projeto do memorial necessitou de prazo menor para ser elaborado. Rezende explicou que os diretores se reuniram pela primeira vez há um ano. Desde então, vêm discutindo ideias de forma a permitir que a população conheça um pouco mais sobre a entidade e também possa auxiliá-la.
“A ideia é que a programação marque bem os 110 anos de história da instituição. Os eventos têm como função prestar um agradecimento a toda a comunidade de Tatuí e região, que sempre foi muito solidária conosco”, declarou.
Mencionando as colaborações, ele frisou que a entidade aceita todo tipo de ajuda. “O Lar aceita tanto para o bazar como para qualquer outra coisa, como voluntariado, por exemplo”, ressaltou. As pessoas interessadas em contribuir devem ligar para o 3251-4286.
Vínculo
Como mais uma novidade, Rezende destacou o início do trabalho de “fortalecimento de vínculo”. Trata-se de uma aproximação dos internos com os parentes, por meio de participações em eventos comemorativos, como o Natal.
“Está dando muito certo. Já tivemos Natal (em 2014), o Dia das Mães, a festa junina e, neste mês, teremos o Dia dos Pais. E as famílias estão respondendo”, disse. “Hoje, elas estão mais participativas”, completou.