A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí faz concerto especial de temporada na noite de hoje, quarta-feira, 23. A apresentação tem início às 20h e coordenação do professor Edson Lopes.
No concerto, a Camerata de Violões apresentará repertório variado. De Tomaso Albinoni, o grupo executará a peça “Concerto a Cinco, Op. 7, nº 4”, com solos de violão de Carlos Eduardo de Souza Barbosa e Marcelo de Almeida Brito.
De Joseph Haydn apresentará a obra “Minueto do Quarteto de Cordas, Op. 76, Nº 1, Hob III:75 em Sol Maior”. Esta execução com transcrição de Edson Lopes.
De Antonio Vivaldi, a peça escolhida foi “Concerto para Flauta Doce, Op. 10, Nº 1, RV 433 em Fá Maior”, em três movimentos, com transcrição de Edson Lopes e solos de flauta doce de Pâmela Roberta Marques Lopes. De Heitor Villa-Lobos, foi selecionada a obra “Cantilena”, ária das “Bachianas Brasileiras Nº 5”, com transcrição de Ricardo Grion e solos da soprano Ana Laura Theotonio.
De Andrew Lloyd, foi selecionada a obra “O Fantasma da Ópera”, e, de Pixinguinha, será apresentada “Desprezado”, ambas com arranjo de Ricardo Grion.
De Agustin Barrios, a obra a ser apresentada será “Danza Paraguaya Nº 1”, com arranjo de Edson Lopes. De Sergio Assad, “Valseana”, com transcrição de Orlando Fraga.
O concerto será encerrado com obra de Felix Mendelssohn. O grupo apresentará no espetáculo a composição “Canções Op. 8”, em dois movimentos, com solos do tenor Marcos Nascimento e transcrição de Edson Lopes.
A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresenta-se integrada pelos professores Adriano Paes, Edson Lopes e Ricardo Grion, e pelos bolsistas Carlos Eduardo de Souza Barbosa, Karina Bertrameli de Azevedo, Marcelo de Almeida Brito, Thaysa Cândido da Silva e Victor Henrique Anastácio.
O concerto marca o encerramento de temporada da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, um dos mais importantes grupos da instituição. Além disso, abre oficialmente a Semana da Música, que neste ano completa 56 anos.
Em 2016, a semana segue até este domingo, 27. Ela conta com oito concertos especiais. Em todos eles, alunos da instituição são destacados como solistas.
O evento surgiu em 1960, sendo criado pela professora Yolanda Rigonelli (que também foi diretora da instituição). Desde então, vem sendo realizado anualmente.
A semana é realizada sempre no mês de novembro, tendo ao menos um evento no dia 22 – Dia do Músico e Dia da Padroeira dos Músicos (Santa Cecília).
Histórica no município, ela nasceu de dar aos alunos da instituição oportunidades para que eles pudessem mostrar o resultado de seus estudos ao longo do ano. Durante a semana, também são recebidos convidados especiais.
A programação iniciada no dia 20 segue nesta quinta-feira, 24, às 20h. Na ocasião, alunos vencedores do 11o Concurso Interno de Piano, coordenados por Cristiane Bloes, realizam apresentação especial. Nesta sexta-feira, 25, às 20h, o destaque é o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, coordenado por Alexandre Bauab Junior.
No domingo, dois eventos encerram a semana da Música. No primeiro, às 14h, apresenta-se a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Rodrigo Ursaia. No segundo, às 20h, é a vez dos alunos vencedores do Prêmio Incentivo à Música de Câmara, coordenados por Míriam Braga, realizarem concerto.