A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí realiza concerto de boas-vindas nesta quarta-feira, 29, às 15h, no auditório da Unidade 2. O espaço fica na rua São Bento, 808, no centro. A apresentação, coordenada pelo professor Edson Lopes, tem entrada franca e será composta por um trio e um quarteto de instrumentistas.
Na primeira parte, os violonistas Adriano Paes, Edson Lopes e Ricardo Grion executam quatro obras, sendo a primeira de Johann Sebastian Bach: “Prelúdio e Fuga Nº 9, BWV 854” (do livro “O Cravo bem temperado”, vol. 1, e com transcrição de Edson Lopes).
Na sequência apresentam: “Leichtes Trio, Op. 26 – Allegro”, de Leonhard von Call, e “Valseana, da suite “Aquarelle”, de Sérgio Assad (com transcrição de Orlando Fraga).
O trio conclui a apresentação com a obra “Tres Canciones Populares Mexicanas – Allegro/Andante/Allegro”, de Manuel Ponce (transcrição de Edson Lopes).
O violonista Guilherme Sparrapan une-se a Paes, Lopes e Grion, formando o quarteto que conduz a segunda parte do espetáculo. “Desprezado (Choro)”, da autoria de Pixinguinha e arranjos de Ricardo Grion, é a primeira obra executada na segunda parte.
“Quebra-Cabeças (Tango Brasileiro)”, de Ernesto Nazareth; “Estudo, Op. 10, Nº 3 ‘Tristesse’”, de Frédéric Chopin; e “Canção sem Palavras, Op. 19b, Nº 1”, de Felix Mendelssohn, todas com transcrição Lopes, dão sequência ao concerto.
A Camerata de Violões se “despedirá da noite” com a composição “La Vida Breve”, de Manuel de Falla, também com transcrição de seu coordenador.
Em nota, a assessoria de comunicação do Conservatório destacou que “a diversidade oferecida por um repertório que varia de Bach a Pixinguinha é o propósito do coordenador ao elaborar os repertórios da Camerata de Violões”.
No caso do concerto desta quarta, a intenção não é diferente. “Procuro utilizar um repertório que abrange o gênero clássico e o popular. Atinge melhor o público”, comentou o coordenador, por meio de material enviado à imprensa.
A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí surgiu em 1996. Para a instituição, ela “representa a excelência no ensino de violão clássico”, tendo primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo denominado como “Garoto”. O projeto recebeu apelido de Aníbal Augusto Sardinha e visava difundir as obras do compositor brasileiro, mencionado como precursor da Bossa Nova.
Em 1998, o grupo passou a desenvolver frequentemente projetos de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros. Eles culminaram, no ano 2000, no lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”, com apresentações nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A partir de 2001, a camerata começou a receber solistas convidados. Com isso, deu início ao desenvolvimento de repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado. O trabalho proporcionou “enriquecimento da experiência do grupo”.
O grupo é coordenador por Lopes, formado pelo Conservatório de Tatuí e pela Trinity College of Music, de Londres. Durante os estudos, o músico participou de diversos concursos de violão, obtendo sempre o primeiro lugar.