Dilea Silva
A câmera de segurança de uma cerâmica, no bairro São Lázaro, flagrou um caso de abandono de animais, na tarde de sábado, 11. Uma cadela e cinco filhotes foram abandonados por um casal em um terreno, ao lado da fábrica.
Na gravação, é possível ver um carro (Fiat Palio, prata) estacionando. Na sequência, o casal desce do veículo, o homem pega a cadela e a mulher, os cinco filhotes em uma caixa de papelão. Eles caminham alguns metros e abandonam os cães em um dos portões de acesso da cerâmica.
Funcionários da empresa encontraram os filhotes, na segunda-feira, 13 e acionaram o Departamento de Bem-Estar Animal da prefeitura. Uma equipe do setor resgatou os animais – de aproximadamente 50 dias – e os encaminhou para um abrigo. A cadela não foi localizada.
De acordo com a protetora de animais e vereadora Gabriela Xavier (Podemos), pelas imagens não é possível identificar a placa do veículo, porém, a filmagem começou a circular nas redes sociais e ela recebeu diversas mensagens de munícipes denunciando os suspeitos.
“Todos começaram a trabalhar em conjunto, para solucionar o caso. A equipe do Bem-Estar Animal levou os filhotes para um abrigo e agora eles estão bem e protegidos”, reforçou a protetora de animais.
Na tarde de quarta-feira, 15, a equipe do Bem-Estar Animal, me conjunto com a Polícia Civil, localizou o casal suspeito. Os antigos tutores alegaram que não possuem condições financeiras para cuidar dos cachorros.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Central, que investiga o caso. Eles devem responder, na Justiça, por maus-tratos e abandono de animais – crime previsto na lei federal 14.064 de 29 de setembro de 2020.
“Este triste caso precisa ficar como exemplo para toda a população, primeiro referente à castração de animais, se este casal tivesse castrado a cadela, esta situação de abandono poderia ser evitada, e, segundo é importante que toda população tome ciência, que hoje existe um trabalho em Tatuí muito sério de combate a maus-tratos e abandono de animais”, declarou Gabriela.
Conforme a protetora de animais a população pode ajudar denunciando de forma anônima, no Setor do Bem-Estar Animal de Tatuí, pelo telefone (15) 3205-1082. “Não podemos admitir que pessoas que cometem este tipo de crime continuem impunes”, conclui a protetora.