
Da reportagem
Em sessão no Legislativo, na segunda-feira, 31 de março, os parlamentares votaram um projeto de autoria do vereador Leandro Camargo Barros (MDB) que dispõe sobre a instituição do programa Câmera Cidadã em Tatuí.
O objetivo da proposta é a cooperação entre o Poder Executivo e a comunidade, por meio das pessoas físicas e jurídicas, que se cadastrarem e fornecerem imagens gravadas em equipamentos particulares de monitoramento.
Conforme a iniciativa, pessoas físicas ou jurídicas que possuem sistemas de monitoramento particular poderão se cadastrar no programa, informando as câmeras externas e/ou direcionadas para as vias públicas.
As empresas de segurança cadastradas e que possuem equipamentos de monitoramento por câmeras poderão representar seus clientes e fornecer as imagens gravadas.
As imagens fornecidas serão utilizadas em estudos de casos para ações preventivas da Guarda Civil Municipal (GCM) e poderão auxiliar outras forças policiais nas investigações e resoluções de delitos.
Ainda segundo o projeto, todas as imagens de veículos transferidas para a Central de Monitoramento serão inseridas automaticamente no sistema de monitoramento das vias públicas de Tatuí, permanecerão armazenadas de acordo com a disponibilidade dos equipamentos e serão utilizadas na elaboração de estudos de casos para ações preventivas.
A identificação dos proprietários das câmeras utilizadas será preservada e as imagens somente serão repassadas à imprensa em casos de extrema necessidade apresentada pelas autoridades, com a autorização prévia do proprietário das câmeras.
Na justificativa, Barros afirma que o programa Câmera Cidadã “vem para garantir um maior fortalecimento e, ao mesmo tempo, estimular maior confiança da comunidade junto às instituições”.
Também de acordo com o vereador, o projeto “vem para incentivar a sociedade a colaborar com as instituições policiais e com o poder público no sentido da mudança de comportamento, buscando a conscientização de que a cooperação entre as partes, em termos de segurança, constitui uma ferramenta facilitadora para reduzir os indicadores de criminalidade e aumentar a sensação de segurança na cidade”.
O autor do projeto foi à tribuna para apresentar informações adicionais sobre a proposta: “Não apenas Tatuí, mas o Brasil e o mundo vêm sofrendo com furtos e roubos. Nossa cidade é considerada a terceira mais segura quando se fala de homicídios, mas infelizmente furtos e roubos de veículos ainda acontecem”.
“Atuo na área de segurança pública há 22 anos, na Guarda Civil Municipal, e, na oportunidade anterior em que estive como vereador, fiz uma parceria com o deputado estadual Danilo de Mascarenhas Balas (PL) e conseguimos R$ 600 mil para aquisição de câmeras de segurança com inteligência artificial”, comentou.
“Essas câmeras trazem ainda a possibilidade da leitura das placas dos veículos a até dois quilômetros de distância. Também foram comprados diversos equipamentos para possibilitar o uso desse sistema”, complementou.
“Hoje, temos 40 câmeras espalhadas pela cidade, que formam um ‘cinturão de segurança’, e, com isso, já recuperamos mais de 150 veículos, inclusive alguns carros ‘dublês’. Esse programa vem para agregar à segurança do nosso município”, finalizou.
Em aparte, Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), Renan Cortez (MDB) e Vade Manoel Ferreira (Republicanos) parabenizaram a iniciativa do projeto, falaram sobre a importância da iniciativa com milhares de câmeras que poderão ser integradas ao sistema e ressaltaram o apoio à propositura. O projeto foi aprovado e segue para a sanção do prefeito.