Câmara teve palestra sobre como tratar e prevenir tuberculose





Na manhã de sexta-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, promoveu palestra, com o médico epidemiologista Marcelo Nunes Cardoso, sobre tuberculose, na Câmara Municipal.

De acordo com Máximo Machado Lourenço, secretário da Saúde, o evento foi promovido devido ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, segunda-feira, 24.

A palestra teve como público-alvo os enfermeiros, coordenadores e funcionários da Saúde que estão envolvidos com o tratamento da doença na rede pública.

Lourenço fez a abertura do evento agradecendo às pessoas presentes e pedindo para que os funcionários trabalhem a conscientização da população com relação à tuberculose, para que o município consiga atingir “elevados índices de cura”.

O gestor pediu aos funcionários que procurem apoiar qualquer tipo de iniciativa de ações que possam vir a minimizar problemas sérios como a doença, contribuindo no controle da tuberculose.

“Eu peço para que vocês abram a secretaria para apoiar qualquer tipo de iniciativa desse porte, para que a gente possa passar treinamento aos colaboradores, para informar a população”, ressaltou.

Ele afirmou que a secretaria vai tentar apoiar todos os eventos e ações no sentido de prevenção e informação sobre a saúde. Lourenço sustentou que, com ações de informação à população, pode ser possível melhorar a saúde básica em Tatuí.

A palestra foi especificamente sobre a tuberculose. O médico Cardoso falou aos funcionários da Saúde sobre a cura da doença e ações de prevenção.