Da reportagem
Em sessão extraordinária, na segunda-feira, 10, parlamentares da Câmara Municipal de Tatuí aprovaram, por unanimidade, o PL 15/2023, de autoria do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, o qual dispõe sobre a aprovação do Plano Diretor de Turismo de Tatuí.
Também foram lidos e aprovados os pareceres ao PL 15/2023 (14 votos), 25/2023 (15), PL 26/2023 (15), emenda nº 1 ao PL 85/2022 (15), PL 85/2022 (15) PDL 29/2022 (16), PDL 30/2022 (15), PDL 7/2023 (14) e PDL 8/2023 (14).
Na tribuna, o presidente da Câmara, Eduardo Dade Sallum (PT), sustentou a importância da aprovação da matéria por ela determinar as diretrizes do turismo e empregos para a cidade.
“Nós precisamos de estratégias de emprego; precisamos reindustrializar Tatuí, trazendo mais empresas. No entanto, temos aqui uma indústria que Tatuí ignorou por muito tempo, que é a do turismo”, emendou.
Para ele, é preciso aplicar os recursos recebidos em projetos que envolvam diretamente o desenvolvimento cultural da cidade. “O problema é que, quando Tatuí recebe esse tipo de verba, ela é usada para a compra de placas e reformas de praças”, sustentou.
Sallum reforçou dizendo que a importância de um plano de turismo pôde ser avaliada durante o “sucesso da Feira de Doce”. “Não foi à toa que coloquei em pauta esta questão justamente logo após a festa, para que nós estivéssemos nessa energia. Hoje, somos MIT (Município de Interesse Turístico)”, acrescentou.
O parlamentar Renan Cortez (MDB) classificou o projeto como valioso e necessário. “Sem a aprovação do projeto, com certeza, teremos risco de perdermos as verbas por sermos Município de Interesse Turístico”, lembrou.
De acordo com Sallum, a aprovação do projeto “avança e consolida uma luta entre os parlamentares”. Ele lembrou de uma emenda ao projeto feita por ele em 2018.
“Construímos o Zeit (Zona Especial de Interesse Cultural e Turístico), para que fossem investidos os recursos para o turismo e oferecido benefícios aos comerciantes que divulgassem a cultura local”, declarou.
Ele citou os supermercados com atendimento 24 horas como fruto do projeto. “Isso está baseado nessa emenda. Abriu mais um turno de emprego na nossa cidade”, observou.
“Eu vim à tribuna para pedir mais do que os votos para o plano diretor de turismo. Nós colocaremos na agenda da Câmara a necessidade e a obrigatoriedade de a prefeitura fazer investimentos no turismo cultural no município, a fim de gerar emprego e renda para a nossa cidade”, concluiu Sallum.
A sessão extraordinária ainda aprovou o PL 85/2022, de autoria dos parlamentares José Eduardo Moraes Perbelini (Republicanos) e Gabriela Xavier (Podemos), o qual busca instituir o “Encontro Amigo Pet” e inseri-lo no calendário oficial do município.
Sessão ordinária
Na sessão ordinária, que aconteceu anteriormente à extraordinária, os parlamentares aprovaram 102 requerimentos e 18 moções de aplausos e congratulações, todos enviados para a apreciação do Executivo.