Câmara Municipal de Tatuí apresenta membros das comissões permanentes do biênio

Sessão ainda tem nomeação de lideranças partidárias e tribuna livre

Primeira sessão ordinária do ano tem tribuna livre (Foto: Câmara Municipal)
Da reportagem

Na volta das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Tatuí após o recesso de final de ano, segunda-feira passada, 3, foram apresentados os novos membros das sete comissões permanentes do Legislativo e as lideranças partidárias para o biênio 2025-2026.

As comissões são responsáveis pela análise e emissão de pareceres em todas as proposituras que tramitam no Legislativo antes de serem encaminhadas ao plenário, sendo compostas por três vereadores.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação tem como membros Kelvin Joelmir de Morais (PT) e Carlos Eduardo de Alvarenga Viana (Solidariedade), sendo presidida por Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD).

Já Leandro de Camargo Barros (MDB) e João Éder Alves Miguel (União) são membros da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, presidida por Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD).

Na Comissão de Política e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Defesa Animal, a presidente é Gabriela Xavier Mendes Coito (Podemos), tendo Martins e Alexandre de Jesus Bossolan (PL) como membros.

Vade Manoel Ferreira (Republicanos) preside a Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Esportes, Promoção Social, Trabalho, Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, que tem como membros Alex Leite Mota (União) e Maurício Couto (PP).

A Comissão de Obras e Administração Pública é composta pelo presidente Barros e pelos membros Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD) e Márcio Antonio de Camargo (PP).

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e Serviços Públicos Municipais tem como presidente José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos) e, como membros, Viana e Cíntia Yamamoto Soares (PP).

Já a Comissão de Direitos da Mulher é composta por todas as parlamentares do Legislativo. A presidente é Rosana e as membros, Micheli e Elaine Leite de Camargo Miranda (PL), com Gabriela e Cíntia atuando como suplentes.

Na mesma sessão, os partidos com representatividade na Câmara Municipal também definiram seus líderes e vice-líderes. O Partido Social Democrático (PSD) tem como líder Micheli e como, vice-líder, Rosana. Já a liderança do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ficou com Barros, tendo Renan Cortez como vice-líder.

No Partido Progressistas (PP), a liderança é composta por Camargo e Couto, respectivamente, enquanto, no Podemos, a líder é Gabriela, única representante do partido no Legislativo.

Pelo União Brasil, a liderança ficou com Alves Miguel e a vice-liderança, com Mota; pelo Partido Liberal (PL), Elaine foi escolhida como líder e Bossolan, vice-líder.

O Solidariedade e o Partido dos Trabalhadores (PT) têm apenas um representante cada, sendo Viana e Morais os líderes de seus respectivos partidos. Finalizando as indicações, no Republicanos, Perbelini e Ferreira foram escolhidos como líder e vice-líder, respectivamente.

Na mesma sessão, um pouco mais cedo, Marcos Vinícius Fernandes Ávila, representando a Associação dos Proprietários e Moradores do Bairro Vale dos Lagos, fez uso da tribuna livre para apresentar reivindicações para o bairro.

Durante o discurso, Ávila comentou sobre outra ocasião em que estivera no Legislativo para pedir melhorias ao bairro: “Por isso, mais uma vez, estamos aqui pedindo ajuda aos nobres vereadores, para que, desta vez, depois de tantas promessas feitas e serviços inacabados, não fiquemos mais quatro anos amargando nossas necessidades”.

Segundo ele, o bairro ser classificado como zona industrial de pequeno impacto “só veio para agravar os problemas, como as ruas não suportando o volume de veículos e a caixa d’água que já não é suficiente para suprir a demanda da região.”

Ainda conforme o reivindicante, o fracionamento de terrenos no bairro tem causado um “aumento alarmante” no número de fossas, “tornando a área insalubre, o que poderá gerar muitos problemas futuramente, tanto na desvalorização do bairro quanto na qualidade de vida”.

Ávila acrescentou que, desde 2015, os moradores têm “pedido as mesmas coisas”. “Então, venho aqui, em nome dos moradores, pedir a vocês, vereadores, que intervenham a nosso favor. Peçam ajuda àqueles deputados que estão ao lado de vocês para que nos auxiliem no saneamento básico”, disse ele.

“É uma necessidade que precisa ser atendida. Estamos em 2025 e o saneamento básico é um direito de todo cidadão, ainda mais quando pagamos um dos IPTUs mais caros”, continuou.

“Quero deixar claro que já estivemos no Ministério Público movendo uma ação e, se Deus quiser, conseguiremos pagar o imposto em juízo. Talvez, então, o poder público nos atenda, porque, quando dói no bolso, as coisas começam a funcionar”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui