Câmara de Tatuí leva em definitivo suas sessões a canal do YouTube

Medida objetiva ampliar acesso da população às audiências e eventos

Página inicial do canal da Câmara Municipal no YouTube
Da reportagem

Nesta semana, a Câmara Municipal de Tatuí implantou em definitivo um novo meio de divulgação das atividades legislativas. Na noite de segunda-feira, 12, encerrou-se a fase de testes do canal no YouTube do Legislativo, criado com a intenção de ampliar o acesso da população às sessões ordinárias e extraordinárias e às audiências e eventos.

A primeira experiência aconteceu com a transmissão da sessão ordinária, na noite de 29 de agosto. Na segunda-feira seguinte, 5, para acertar detalhes técnicos, o canal transmitiu as sessões ordinária e extraordinária realizadas no plenário da Casa de Leis, totalizando 33 visualizações.

O projeto-piloto do Poder Legislativo trouxe dois elementos, até então, não empregados: a tela de espera e o QRCode. A tela de espera é uma animação com informações da “live” e o endereço do site da Casa de Leis.

Já o “QRCode”, exibido na tela de espera das transmissões das reuniões parlamentares, direciona o espectador diretamente para o canal da Câmara Municipal no YouTube. Para utilizá-lo, basta apontar a câmera do aparelho celular para a imagem.

Presidente da Casa de Leis, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), explica que o serviço gratuito de “streaming” (tecnologia de transmissão de áudio e vídeo pela internet) vem complementar o trabalho de divulgação. “Nós estamos aprimorando as tecnologias”, aponta.

Abreu cita que a veiculação das sessões pela internet existe desde novembro de 2015, com acesso pelo site do Legislativo (www.camaratatui.sp.gov.br). Mais tarde, houve a migração do sinal para um endereço específico, denominado “TV Câmara” (www.tvcamaraaovivo.net), desenvolvida para concentrar as transmissões e possibilitar a criação de um acervo de vídeos para consultas posteriores.

“A expectativa é que esse canal permita a muito mais pessoas acompanharem o trabalho que nós, vereadores, estamos desenvolvendo. É uma ferramenta que a população passa a ter para cobrar o parlamentar, saber o que ele defende e como vota em questões importantes”, afirmou.

Conforme Abreu, um dos diferenciais entre a TV Câmara e o canal no YouTube é que os espectadores podem, a partir de agora, inscreverem-se e ativarem notificações toda vez que um novo vídeo for transmitido. Além disso, os cidadãos podem compartilhar as transmissões e comentar a respeito da pauta em discussão.

“É uma ferramenta que atende à minha missão de criar uma cultura de ‘transparência ativa’ no município”, declarou Abreu, citando o projeto de lei 19/22, do Executivo, aprovado em 22 de agosto, o qual institui o programa “Tatuí Nota 10”, inspirado na iniciativa criada pela CGU (Controladoria-Geral da União) para assegurar o cumprimento de requisitos exigidos pela Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°.

De acordo com o presidente, o canal segue a diretriz do Tatuí Nota 10, “pois é nas sessões que os vereadores solicitam ou divulgam dados públicos fundamentais para garantir a transparência”.

Além disso, “a plataforma simplifica o caminho para que as pessoas possam exercer a participação cívica e praticamente universaliza o acesso”.

Por fim, ele acrescenta que a população terá a oportunidade de deixar pedidos de indicações, requerimentos e sugerir projetos com base nas necessidades das comunidades em comentários, uma vez que as solicitações poderão ser vistas por todos os parlamentares. Para acessar o canal, basta clicar no link: https://www.youtube.com/channel/UCBInr-VXhyOIMFoo8QHggWA.