Câmara de Tatuí debate sobre o Centro de Hemodiálise

Câmara debate sobre o Centro de Hemodiálise (Foto: Câmara Municipal)
Da reportagem

Durante a 30ª sessão ordinária, realizada na Câmara de Tatuí na segunda-feira passada, 26, os vereadores debateram o credenciamento e recurso para o Centro de Hemodiálise. 

Em tribuna, a vereadora Cíntia Yamamoto Soares (PP) falou a respeito do requerimento sobre os recursos: “Como está a tramitação? Solicitamos também que nos envie cópia do extrato bancário da prefeitura de onde está esse recurso.”

Pedindo aparte da vereadora, Eduardo Dade Sallum (PT) também falou sobre o recurso: “O deputado federal Carlos Zaratini (PT), que mandou R$ 300 mil daquele escopo de R$ 800 mil mandado para a Tatuí, através da intervenção do nosso mandato, veio essa semana para o município para se entristecer, porque ele achou que já ia começar a ver o serviço acontecendo”. 

“Mas o deputado manteve o compromisso para que nos próximos anos, ou melhor, no próximo ano, a gente consiga criar esse serviço que a Tatuí precisa tanto”, acrescentou.

Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD) subiu à tribuna e falou sobre o credenciamento: O Secretário de Saúde do estado nos atendeu e falou que está à disposição, assim que a clínica de hemodiálise atualizar todos os papéis, ele se comprometeu em fazer um convênio com o nosso município e apoiar, mas dependemos que a clínica coloque os seus papéis em dia, regularize vigilância e bombeiro.”

Sallum respondeu sobre a regularização: “Toda a parte de documentação estrutural está pronta, o que precisa ser de novo atualizado é o laudo do engenheiro, para que se faça a partir dele o alvará da infraestrutura do lugar”.

“Só que a clínica já atualizou algumas vezes esse laudo e todas às vezes tem um custo que precisa pagar para o engenheiro e sempre que foi atualizado, a prefeitura não deu continuidade na retirada do alvará”, completou.

Também foi apresentado o projeto de lei 30/2024, que dispõe sobre a denominação de “Marco Antônio Orsi” à quadra esportiva que fica anexa à escola “Acácio Vieira de Camargo”.

De autoria do Legislativo, o projeto de lei foi lido e encaminhado para as comissões permanentes da Câmara.

Também na sessão ordinária, os vereadores aprovaram 58 requerimentos direcionados à Prefeitura de Tatuí e encaminharam mais 11 indicações ao Executivo. Foi votada ainda uma moção de aplausos e congratulações.

Os requerimentos apresentam demandas relacionadas a manutenção, limpeza e capina; recapeamento, tapa-buracos e pavimentação; iluminação pública e troca de lâmpadas; Sabesp; redutor de velocidade e lombadas; Mutirão de Castração; vagas em creches; coleta de lixo; e transporte coletivo.

Foram apresentados também requerimentos para contêineres, varrição de vias, estande de tiros, recursos para serviços de hemodiálise, Laboratório Cruzeiro, Sala Makers, fila de mamografia, fila de ultrassonografia, caminhões estacionados na Vila Angélica, reforma e revitalização da Cocha Acústica e obras de acessibilidade nas calçadas.

Além disso, outros requerimentos enviados foram sobre manutenção de alambrado na ESF “Ligia Vieira de Camargo Del Fiol”; lixeira comunitária e contêineres; poda de árvore; revitalização de área de esportes no Jardim Rosa Garcia II; convênio referente à ponte do Jardim Lírio; e faixa de pedestres em frente à Emef “Prof. Maria de Lourdes Rosa Bueno”.

Já entre as indicações, sete delas focam trocas de lâmpadas e as demais abordam aumento do efetivo de varredeiras, manutenção de semáforo, pintura de sinalização de trânsito e conserto de sanitário no banheiro feminino do Mercado Municipal. As reivindicações incluem bairros como Vila Brasil, Residencial Santa Cruz, Jardim Rosa Garcia, Jardim Gonzaga e Jardim Modena.