Diléa Silva
A Câmara de Tatuí aprovou na noite de segunda-feira, 10, um projeto de lei que autoriza a prefeitura a contratar, em regime de urgência, uma empresa especializada de segurança não armada para atuar nas escolas da rede pública municipal de ensino.
O PL 026/2023 de autoria do Poder Executivo foi encaminhado, na tarde de segunda-feira, à Casa de Leis e colocado em votação, em sessão extraordinária, sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores.
O projeto prevê a abertura de até 50 agentes de segurança, por meio de pregão eletrônico. O prazo de contratação é de três meses “ou enquanto perdurar a ‘situação de emergência’, o que ocorrer primeiro”.
“Diante das notórias tragédias ocorridas em Blumenau/SC, que disseminaram pânico em todo território nacional, não poderíamos sequer cogitar a hipótese de colocar em risco nossas preciosas crianças e profissionais da rede municipal de educação”, justifica o Poder Executivo.
De acordo com o projeto, o efetivo da Guarda Civil Municipal não tem cobertura para todas as escolas e a contratação de uma empresa de segurança não armada para atuar nas unidades educacionais da rede pública municipal de Tatuí é uma medida necessária e urgente para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários.
“As escolas são espaços fundamentais para o desenvolvimento educacional e social dos alunos. No entanto, é inegável que elas também são alvos potenciais de violência, como furtos, roubos e até mesmo agressões físicas. Por isso, é importante que medidas de segurança sejam tomadas para garantir a integridade física e emocional de todos os envolvidos”, aponta o Executivo.
Para a prefeitura, a contratação de uma empresa de segurança não armada é uma solução eficiente e segura para proteger as unidades educacionais da rede pública de ensino.
“Essas empresas são especializadas em serviços de vigilância, controle de acesso e outras atividades que visam prevenir situações de risco. Além disso, a presença de profissionais capacitados e treinados pode contribuir para a prevenção de conflitos e para a promoção de um ambiente escolar mais tranquilo e seguro”, destaca o Executivo.
Sabemos bem que não se pode tampar o sol com uma peneira e muito menos varrer o lixo para debaixo do tapete.
Para cuidar de crianças é necessário de profissionais com treinamento para um desempenho satisfatório e competência .
Que seja levado em conta que seja qual for a empresa contratada seja idônea e responsável .
Gostaria de saber, diante do agravamento do problema, quando esses profissionais começarão a trabalhar nas escolas de Tatuí. Meu filho estuda na FATEC. Sabemos que essa cobertura precisa ser ” PRA ONTEM”. Nossas crianças precisam ir à escola com segurança.